Essa é uma etapa difícil do enxoval, porque cada mamãe se prepara de uma forma para a maternidade, e pode questionar alguns itens presentes na lista. Por isso, optei por incluir a lista que eu segui e algumas considerações que podem ajudar no futuro, ok? É muito importante que avaliemos a utilidade de cada item. Se procurarmos pelo mercado, teremos uma imensidão de coisas supérfluas que são vendidas como indispensáveis. Concordo com a Kaori quando ela diz que vale tudo para fazer você se sentir segura, mas pense um pouco antes de comprar! Nesse momento o curso de gestante e a consulta com o pediatra antes do parto ajudam e muito, pois você tem uma noção de tudo o que precisará no primeiro mês de vida do bebê.

Sobre as mamadeiras, a não ser que você tenha algum impedimento para amamentar, deixe para comprar caso realmente precise. E no caso da chupeta, confesso que é super funcional durante os momentos de irritação da criança ou cólicas.

Higiene

:: Kit de Higiene
Deve ser uma ferramenta para te auxiliar na troca da fralda. Particularmente, eu prefiro montar um com potes feito em materiais de fácil manutenção, como o acrílico. No mercado temos de madeira, louça, plástico e uma infinidades de modelos. É legal que tudo seja organizado (por isso a ideia da caixa/bandeja) na cômoda para tornar a troca mais prática. É importante ter um pote para algodão, outro para hastes flexíveis, uma garrafa térmica (nos três primeiros meses a troca é realizada com água morna). Deixe também papel toalha ou lenços de papel próximos, para ajudar quando o número 2 for em grande quantidade (use também óleo mineral, deixe uma almotolia pequena (bisnaga plástica vendida em farmácia) reservada para essa função. E se possível, álcool em gel para você higienizar as mãos antes da troca.
Durante o período do curativo do umbigo, coloque uma almotolia pequena com o álcool absoluto.


:: Banheira
É interessante que a mesma tenha o tripé, os demais acessórios avalie de acordo com a sua necessidade.
Tem listas que sugere também o balde, não usei, então, não posso opiniar…

Limpeza

:: 01 Escova de mamadeira
:: 01 pinça higiênica (Pinça plástica para pegar os itens já esterilizados)
:: 01 esterilizador de mamadeira para microondas (Eu usei e é super prático, mas primeiro decida se irá comprar as mamadeiras antes do nascimento ou irá aguardar)
:: Panela esmaltada ou de inox (para esterilização principalmente dos bicos e chupetas, depois é usada na papinha)
:: 03 Potinhos plásticos
Super dica! Em um você irá colocar as chupetas que já estão esterelizadas. Em outro, uma bucha com sabão de coco para lavar as coisas do bebê (nunca lave com a bucha usada na cozinha). E o outro você pode deixar no trocador com algodão já embebido em óleo mineral para facilitar na hora da troca de fralda

Complementos


:: Chupeta (mais uma vez, você deverá decidir se comprará antes do nascimento do bebê ou após)
:: 01 porta chupetas
:: 02 prendedores de chupeta
:: 01 porta mamadeira térmico
:: 01 termômetro clínico
:: 01 canguru ou sling
:: 04 mamadeiras (pequenas 120 ml e médias 210 ml)
:: carrinho de passeio
:: babâ eletrônica (no caso de sua casa ser grande! ou para te dar segurança! usei, mas fiquei meio neurótica levantando a toda hora a qualquer barulhinho…)
:: bebê conforto
:: almofada de amamentação

Considero dispensáveis:
:: Vaporizador e Aquecedor: consulte o pediatra!
:: Tira-leite: avalie sua necessidade durante o dia a dia
:: Aspirador nasal
:: Termômetro para banheira
:: Peneira para leite em pó (não sei para quê, mas tem lista que sugere)
:: Aquecedor de lenços (?)
:: Conta gotas (a maioria dos medicamentos já vem com isto)

Esqueci de alguma coisa? Talvez! E para você, o que é essencial (ou dispensável)?