Uma das dúvidas mais recorrentes dos pais é se suco de caixinha, também chamado de néctar de frutas, pode ser uma opção para a lancheira dos filhos. Algumas das opções no mercado possuem até duas colheres de sopa de açúcar para cada 200 ml, além de uma grande quantidade de sódio (um veneno para os rins e que aumenta as chances de problemas de pressão no futuro). Sem contar os corantes e aromas, substâncias nocivas às crianças (e proibidas na legislação brasileira de estarem presentes nas opções de suco e néctar do mercado), pois podem causar alergias.

Sempre que possível priorize o suco natural. Uma alternativa é a polpa congelada, ótima saída para quando os pais forem passear com a criançada: junte a polpa ainda congelada à água mineral e deixe na geladeira (não há necessidade de adicionar açúcar), durante o passeio é só agitar para misturar e servir.
Entenda os tipos

Suco

De acordo com a legislação brasileira, a maioria dos sucos não pode conter água para pertencer à categoria. Só não vale para os sucos feitos de frutas tropicais, como pitanga, tamarindo, caju, cupuaçu, pois, neste caso, sem adicionar água não é possível extrair o suco. Em termos de composição nutricional rica em vitaminas, o suco é sempre campeão. Mas é preciso atenção quanto às calorias, por isso, a sugestão é que seja consumido duas vezes ao dia. Há ainda a opção orgânica, feita a partir de frutas cultivadas sem agrotóxicos. 
Néctar
Bebida que já vem adoçada e diluída em água, pronta para consumir. O teor de polpa é menor do que no suco (geralmente 20% a 30% da polpa, o resto é água e açúcar). Opte por opções de frutas menos ácidas, como o néctar de banana ou goiaba, naturalmente doces.
Bebida ou Refresco de Fruta
É a bebida com a menor concentração de fruta da categoria (cerca de 8%), há opções gaseificadas. Há presença de corantes artificiais, em contrapartida geralmente são menos calóricos.
Polpa congelada
Suco ou néctar da fruta vendido em porções individuais. Uma boa opção se não tiver açúcar. Porém, com o processo de congelamento, a fruta perde algumas propriedades nutricionais e fica mais suscetível à oxidação.

Suco em Pó (Desidratado)
Artificial: para cada 100g de produto seco (pó),  só há 1g de polpa de fruta, equivalendo ao teor de um refrigerante à base de fruta, segundo o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). 
Atenção
Se você precisar servir um suco industrializado, opte pelos sucos integrais da fruta, aqueles de garrafinha. Se for de caixinha, analise o rótulo e quanto menos quantidade melhor dos seguintes itens: 
:: carboidratos (açúcares)
:: sódio
:: cálcio
Importante

:: dê preferência para as opções sem adição de açúcar, o que não tem relação direta com o sabor, ou seja, não será amargo
:: os sucos de soja podem conter alto teor de cálcio, então avalie corretamente o rótulo
:: o suco natural pode ser armazenado durante 3 horas na lancheira térmica. Se misturá-lo com água de coco o processo de oxidação é retardado e durará ainda mais. 
Fonte: Agência Estado, Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) e Abran (Associação Brasileira de Nutrição)

.