Tem coisa melhor que comemorar aniversário? Independente do tamanho da festa, o importante é celebrar a data, sempre! Para o segundo aniversário da minha piquitucha, resolvemos organizar um pic nic no dia 27/10. São Pedro e Santa Clara ajudaram (o tempo talvez seja a maior preocupação para este tipo de evento) e a manhã de sábado foi só alegria. Como no primeiro aninho, reunimos os amigos queridos e família, este ano fizemos uma festa para crianças!
E como organizar um piquenique?
1. Pense no local, horário e data

O local deve ser definido conforme o número e perfil dos convidados. O nosso piquenique aconteceu no Parque Ecológico da Pampulha (muita sombra!). Como estamos na Primavera de manhãs quentes, definimos o início a partir das 9h30, com término às 11h30 (acho muito legal comunicar a duração das festas infantis para os papais se programarem).
Parque Ecológico da Pampulha

 

2. Defina o cardápio

Priorizamos um cardápio para crianças entre 1 a 4 anos e algumas coisinhas para agradar os papais. Geralmente, consumimos as chamadas finger foods (comidinhas para comer com as mãos), pois é muito trabalhoso levar pratos e talheres… Priorize sempre alimentos que não correm o risco de azedar, intoxicar os convidados ou derreter com o passar do tempo. Uma das minhas maiores preocupações foi com a bebida, não queria servir nada quente, então, usamos dois coolers, um com as bebidas já geladas e outro com gelo (uma dica legal é congelar garrafas de água e colocar no cooler, elas ajudam a conservar a temperatura).
Para pensar nas comidinhas, contei com a ajuda da nossa colunista, Joana Reis, que é nutricionista e me orientou direitinho.O noss pic nic teve: sanduíche natural (pão integral com grãos, queijo minas e peito de peru; pão de forma com presunto e mussarela); pão de queijo; pão sírio com geleia de frutas vermelhas; biscoito (cereais, recheados, água, maizena e polvilho); cupcake; palha italiana; frutas (laranja serra d´água, maçã e banana) e espetinho de uva, morango e hortelã. Sucos, água de coco e água acompanharam.
Biscoitos para todos os gostos
Frutas não podem faltar
Doce lembrança

 


 3. Planeje a estrutura

O que será necessário para o pic nic acontecer? Eu levei esteiras de palha, toalha xadrez, bandejas, cestas, coolers, guardanapos.Pense em uma área com coisinhas para troca de fraldas e higienização das mãos. Lembre-se também de como será o deslocamento até o local, como acondicionar os alimentos, etc…


3. Pense na diversão

Além de muita área para correr, pular, levamos livrinhos, papéis para colorir, bolha de sabão. Os papais também levaram brinquedos e a farra foi uma só! Teve até chapéu para resgatar as mais doces lembranças da infância…

 

 

As brincadeiras não podem faltar

 

Impossível juntar todos ao mesmo tempo!
Contando segredo?
O bisa de 90 anos ficou todo feliz ao descascar as
laranjas da meninada!

É importante saber:

– para realizar o piquenique no parque para um número maior de pessoas, entre em contato com administração (saiba mais aqui);
– não é permitida a decoração do espaço com balões e faixas, aproveite a beleza natural!
– sugira aos convidados que levem mantas ou cangas para se acomodarem no gramado;
– não se esqueça do filtro solar e do repelente;
– junte todo o lixo gerado e faça o descarte de forma correta;
– não se esqueça de registrar o momento.

O pic nic aconteceu com o apoio dos parceiros: Carlos Loscar & Lorena Reis; Raining Sugar; Fabiana Cristina Fotografia