“Lá no fundo do peito”, de Mauro Martins, conta a história da menina Abril que tem um buraco no fundo do peito. O livro trata das perdas que vivenciamos ao longo da vida, sugerindo maneiras de superá-las com otimismo e determinação. O título é ilustrado por Marlette Menezes.

Quer conhecer? 
O livro será lançado na Livraria Corre Cutia, sábado, 08/12, das 11 às 13h.
Endereço: R. Outono, 579 – Cruzeiro
Preço: R$ 39,90
Indicação: para todas as idades, principalmente 3º e 4º anos do ensino fundamental

_____________________________________________________________



“O menino que queria virar vento”, de Pedro Kalil Auad, e ilustrado por Luisa Helena Ribeiro, dá vida ao sentimento da saudade inspirado no desejo do autor de encontrar uma velha amiga que mora distante. A ideia surgiu em uma conversa entre ambos sobre como seria legal se um deles pudesse virar vento para se encontrarem sem as atribulações que as viagens e as distâncias impõem. A história com jeito de conto antigo recebeu menção honrosa no Concurso Nacional de Literatura João de Barro 2012. Segundo o autor, “o livro é destinado à criança que acredita em qualquer tipo de possibilidade para superar algum tipo de dificuldade. Aliás, eu acho que não é uma questão de acreditar, acho que é uma questão de saber que existem possibilidades muito diferentes daquelas que o mundo parece oferecer”.


Olha que legal!

Durante o lançamento, a atriz portuguesa Ana Sofia Paiva irá contar a história do livro e fará um pocket-show com canções infantis e alguns fados típicos de sua terra

Quer conhecer? 
O livro será lançado na Livraria Quixote, na terça, 11/12, das 18 às 21h.
Endereço: R. Fernandes Tourinho, 274 – Savassi
Preço: R$ 41,50
Indicação: para todas as idades, principalmente 3º e 4º anos do ensino fundamental

_____________________________________________________________

Porque colocamos estrelas nas árvores de Natal


No passeio que fizemos à Feira de Histórias na última semana, fomos agraciadas com este lindo livro de Natal da Editora Aletria. O livro foi um prêmio pela nossa participação em uma atividade da Feira. Como boa interessada em histórias e ilustrações, Sarinha já ouviu várias vezes a leitura sobre a árvore de Lurijo, que apesar de enfeitada com bolas coloridas, doces e enfeites de todo tipo, pedia um “algo a mais” que a faria diferente de todas as outras.
O texto é de autoria da russa Nadia Heppell, assim como as ilustrações – verdadeiras obras de arte que tornam ainda mais poética essa linda história sobre amizade.

Encantada com as ilustrações da russa Nadia Heppell
Sobre a Aletria Instituto Cultural:
A Aletria tem como missão preservar e propagar as histórias, lendas, “causos”, usos e costumes por meio da palavra encantada dos narradores, o que fundamenta e fortalece a identidade cultural mais profunda de um povo. O Instituto promove cursos, seminários, eventos culturais e literários, espetáculos musicais e de contação de histórias, edição de livros e pesquisas na área da tradição, atuando sob três pilares: Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Contadores de Histórias, Produtora Cultural e Editora. A Editora tem o foco na literatura infantil e juvenil, e conta com vários títulos premiados e selecionados em programas do Governo Federal e de Prefeituras.
A Aletria tem tudo a ver com o Na pracinha. E é porque valorizamos a educação por meio da leitura e das ações culturais, que temos a alegria de tê-la como nossa mais nova parceira. Esperamos que vocês, leitores, aproveitem todas as dicas que trouxermos aqui. Usem e abusem dessa maravilhosa ferramenta de desenvolvimento dos nosso filhos: a boa leitura.