A Praça do Papa é tudo de bom!

“Menos crimes, trânsito e poluição. Mais áreas verdes e lugares para se divertir.” Esse é o resultado da pesquisa de opinião realizada pela Veja BH com 560 crianças na edição desta semana.

Não é de se estranhar que o Na pracinha tenha batido nessa tecla. Criança precisa se divertir na rua. Precisa ter espaço para brincadeiras que estimulem seu desenvolvimento em todos os aspectos.

Vamos brincar na rua?
E essa história me fez refletir o seguinte: levando em consideração que estamos vivendo uma época em que temos um número cada vez maior de pais com filhos únicos, como fazer para essas crianças se divertirem se muitas vezes não há com quem brincar?

Outro dia escutei de alguém: “não sei o que fazer com aquele menino, ele só fica em frente à TV” Ok, papais e mamães, mas brincar com quem? Brincar aonde? Os eletrônicos acabam tornando-se “coleguinhas” provisórios se não houver com quem dividir as brincadeiras “lá fora”.

Essa é uma das questões que acaba aumentando o sentimento de culpa dos pais que trabalham o dia todo, que chegam cansados demais em casa para conseguir parar para brincar com a criança. Não, não é fácil, caros colegas de ofício. Posso dizer porque também me encaixo nesse perfil. No entanto, trata-se de um trabalho irrenunciável se quisermos contribuir para a formação dessas pessoinhas, para que sejam no futuro adultos seguros e felizes.

Por isso, insistimos em mostrar aqui Na pracinha diversas opções para deixar esses momentos de lazer mais divertidos e prazerosos. Porque as crianças esperam isso da gente – elas querem brincar, e é claro que os pais são as melhores companhias na primeira infância. Brincar “lá fora” une as famílias, e auxilia no desenvolvimento físico, psíquico, intelectual, emocional e social da criança. E sabe o que é mais legal? Brincando lá fora _ e entende-se como o parque, a praça, a rua tranquila, o quintal e até o play do prédio_ seu filho socializa, interage com crianças de outras idades, aprende a dividir, a conviver.

Veja abaixo a lista de lugares mais apreciados pela criançada segundo a pesquisa da reportagem e o que o Na pracinha tem pra contar a respeito de cada um deles:

É na Pampulha que a meninada se diverte!

Os lugares campeões (clique em cada um deles para conhecer nosso passeio por lá)

1º Lagoa da Pampulha: 55 (confira também o Parque Ecológico)
2º Praça da Liberdade: 44
3º Parque Guanabara : 42
4º Mineirão : 37 (esse passeio estamos devendo devido às obras!)
5º Praça do Papa : 33

Vamos levar a meninada para brincar na rua?
Conheçam outros passeio legais aqui.