Recentemente, o papai Ricardo Santos, nosso colunista, discutiu sobre a geração “Tecnobabies” em um de seus posts. Como extensão da nossa realidade, e não um mundo paralelo, é extremamente importante que monitoremos como nossos filhos estão se relacionando no ambiente virtual.

Quando soube do projeto “Internet Segura para as crianças”, iniciativa da NET, Metlife e Mundo do Sítio, considerei oportuno apresentá-lo a vocês, uma vez que conta com vídeos e cartilhas educativas (tudo disponível para download gratuitamente) direcionadas as crianças, responsáveis e professores e elaborados por profissionais especializados: “Orientar as pessoas ao mostrar caminhos seguros e divertidos na internet. Essa é a nossa missão no desenvolvimento da marca ‘Internet Segura’. O projeto, norteado em fundamentos pedagógicos, busca informar de maneira clara e educativa crianças, responsáveis e professores. Três públicos envolvidos e preocupados com uma navegação mais consciente”.


Cartilha infantil

Na cartilha direcionada ao público infantil, encontramos explicações sobre bullying no ambiente virtual (cyberbullying), dicas de relacionamento com os amigos e novos amigos, orientações sobre privacidade e direitos autorais (extremamente importante para a vida estudantil), além de brincadeiras com a turma do Sítio!

Para os responsáveis há esclarecimentos sobre o cyberbullying e dicas de como agir caso aconteça na família, orientações sobre comportamento nas redes sociais, principalmente em relação a exposição excessiva e voluntária dos filhos. Conta também com orientações quanto a saúde da criança/adolescente que fica muito tempo conectado e se esquece de realizar atividade física, se alimentar, etc…Fala ainda sobre direitos autorais, identidade e roubos de senha e informações sigilosas.

Cartilha infantil

E para os educadores? É possível entender sobre como usar a internet como ferramenta de pesquisa e desenvolvimento do aprendizado, como usar a tecnologia a favor em sala de aula. Além de falar sobre direitos autorais, cyberbullying, navegação segura, entre outros.

Cartilha infantil

A ideia é que o projeto seja levado para sala de aula, o que é extremamente importante e deve ser incentivado por nós, responsáveis =)

Visite você também: Internet segura para as crianças