Hoje temos mais uma mamãe bacana estreando na turma de colunistas do Na pracinha. A querida leitora, que virou amiga virtual, depois desvirtualizou, Thais Alencar. Educadora e amante de livros, estará sempre por aqui nos dando ótimas dicas!

A chegada de um novo bebê é sempre motivo de muita alegria. Mas simultaneamente, e talvez na mesma proporção, surgem em nossa mente uma angústia e um medo enorme do desconhecido. Saberei eu ser uma boa mãe? Estarei preparada para os desafios da gravidez e da maternidade? Como irei cuidar de um ser tão frágil e dependente? Talvez por este motivo, assim que me descobri grávida meu primeiro impulso não foi comprar roupinhas ou sapatinhos, mas um livro!

À medida que a barriga crescia foram chegando outros, outros, e mais outros, alguns emprestados, outros presentes, e por fim percebi que passei minha gestação acompanhada de uma dezena deles. “Não há melhor fragata do que um livro para nos levar a terras distantes” – disse a poetisa americana Emily Dickinson, e assim me acerquei deles para esta viagem. Isto sem falar nas revistas, blogs, sites e aplicativos que se tornaram também fiéis companheiros. Amante assumida da leitura, paixão a qual
divido com meu marido, não por acaso acabei levando a fotógrafa para a biblioteca pro meu ensaio gestacional, e por fim pedindo livros infantis de presente para a pequena em seu Chá de Bebê!

Abaixo farei uma breve descrição dos livros que considerei mais úteis desta minha coleção. Optei por apresentá-los em ordem alfabética por ser praticamente impossível eleger qual seria o melhor ou o menos importante. Não incluirei nesta lista nenhum dos clássicos deste nicho como “O Que Esperar Quando Você Está Esperando” “A Vida do Bebê” (mais conhecido pelo nome de seu autor que pelo título, Lamare). Por serem bastante populares, creio que eles chegarão até vocês de uma forma ou de
outra, e assim prefiro indicar aqueles que apesar de excelentes nem sempre são os eleitos, e também merecem destaque.

Título: Bebê

Subtítulo: Manual do Proprietário
Autores: Joe Borgenicht, Louis Borgenicht
Editora: Editora Gente
Edição: 1
Ano: 2005Só pelo subtítulo já dá pra perceber que este livro é um barato. Sua linguagem e ilustrações lhe assemelham a um manual de instrução de um eletrodoméstico ou eletrônico qualquer, com instruções passo a passo e diagramas explicativos. Ideal para os papais, ou mesmo para mulheres que se consideram muito práticas e diretas. Só para vocês terem uma ideia, o capítulo sobre troca de fraldas é intitulado “Como cuidar de Vazamentos”. Presenteei meu marido com este exemplar e ele gostou tanto que comprou vários só para dar para os amigos que vierem a serem pais. Segundo ele foi o único texto sobre como cuidar de filhos que ele conseguiu entender e gostar. Vejam o que ele tem a dizer sobre este livro aqui.

Título: Brincadeiras Criativas para Bebês Inteligentes
Subtítulo: Estimule o Desenvolvimento de seu Filho Até 1 Ano
Autoras: Simone Cave e Caroline Fertleman
Tradução: Rogério Bettoni
Editora: Ediouro / Coquetel
Edição: 1
Ano: 2012

Lançado em bancas de revistas, este livreto contém ótimas dicas de como estimular nossos bebês através de atividades e brincadeiras bastante significativas para seu desenvolvimento.
Organizado de acordo com a evolução psico-motora e social do bebê, há sempre idéias simples e criativas para auxiliar os bebês a descobrir o mundo e se divertirem com sua família. Agora que minha filha está com 7 meses, vejo como é válido ter um livro como este em casa, que me auxilia a sempre trazer algo de novo e
lúdico para os nossos momentos de interação.

Título: De Mulher Para Mulher
Subtítulo: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Gravidez e Seu Médico Não lhe Diz
Autora: Vicki Iovine
Tradução: Heliete Vaitsman
Editora: Objetiva
Edição: 1
Ano: 1996

Este livro deveria sair da categoria saúde e bem-estar e ser classificado como comédia. A autora, uma mãe de quatro crianças, fez uma pesquisa com suas amigas e pensou em todos os aspectos da gravidez na real, incluindo todos os medos e pudores que nem sempre são mencionados em livros do gênero, cursos de gestantes ou obstetras. Com muito humor e narrativas embasadas em fatos reais, a autora descreve os “nove, ou melhor, dez meses da gestação” (frase que ela mesmo usa no texto!) e vai além, tratando desde o período de planejamento e concepção até o pós-parto. Coisas tão variadas como
mudanças do corpo, enxoval, amamentação, enjôo e náusea, pele e cabelos, estrias, varizes, hemorróidas, fadiga, sono (insônia ou excesso de sono), variações de humor e apetite (alimentar e sexual), vida conjugal, incontinência urinária, depressão pós-parto etc, na visão de várias mulheres. A leitura vale cada risada. Aprendi muito enquanto me divertia.

Título: Filhos: da Gravidez aos 2 Anos de Idade
Subtítulo: Dos Pediatras da Sociedade Brasileira de Pediatria para os Pais

Autores: Dioclécio Campos Jr., Fabio Ancona Lopez
Editora: Manole
Edição: 1
Ano: 2009Um guia interessante e bem prático. Possui ilustrações e o texto, apesar de escrito por pediatras, é bastante didático e de linguagem simples. A primeira parte, dedicada à gravidez, é seria o equivalente a uma versão reduzida do clássico “O que esperar quando se está esperando”. A segunda parte, com informações sobre bebês de recém-nascidos a 2 anos, foi a que mais me interessou, contendo não só explicações como dicas úteis. Em minha opinião é um exemplar para consulta constante para papais e mamães e vale o investimento.

Título: Meu Bebê
Subtítulo: A Incrível Capacidade de Evoluir Tanto em Tão Pouco Tempo
Autor: Desmond Morris
Tradução: Cristina Benages Alcantara
Editora: Larousse
Edição: 1
Ano: 2008

Uma verdadeira enciclopédia das mudanças físicas, psicológicas e emocionais dos bebês desde quando começavam a existir ainda no ventre. O aspecto visual é o que mais chama atenção, tendo por ponto alto as ilustrações dos sistemas do corpo humano, e as fotografias de bebês fofos, unidos por sobreposições de imagens em papel revista e papel manteiga. Interessantíssimo.

Título: Mil Dicas Para Entender Seus Filhos
Subtítulo: De 0 a 7 Anos
Autores: Harry Ifergan e Rica Etienne
Tradução: Lucy Magalhães
Editora: Jorge Zahar
Edição: 1
Ano: 2001

Todos nós nos deparamos com desafios diversos na criação de nossos filhos. Os dilemas nem sempre são fáceis e muitas das vezes não sabemos como encará-los. Este livro trata de problemas que podem acontecer com os filhos apresentando-os por três perspectivas: a da criança, a dos pais e a da psicologia. Muitas vezes enxergamos somente o nosso ponto de vista, e é bacana compreender a visão do outro e pensar por outros ângulos. Devo recorrer a ele nos próximos 6 anos ainda.


Título: Um Bebê em Casa
Autora: Chris Flores
Editora: Panda Books
Edição: 1
Ano: 2012

Esqueça-se da modelo e apresentadora de TV, este livro foi escrito pela mãe do Gabriel. Chris Flores escreve de forma simples e doce, praticamente um bate-papo de mãe experiente para futura mamãe. Ela consegue ser sucinta e ir direto ao ponto, mas ao mesmo tempo dá uma visão bastante abrangente dos principais pontos envolvendo a gestação e os primeiros meses de vida do recém-nascido, redigida com supervisão de médicos ginecologistas e pediatras. Ideal para presentear!