A Sarinha se deliciando com a guloseima*

Algumas das dúvidas dos pais é sobre quando introduzir o iogurte e se o petit suisse é recomendado na alimentação das crianças.

O iogurte pode ser introduzido na alimentação do bebê a partir de aproximadamente 8 meses, ou seja, após a conclusão da fase de adaptação alimentar que se inicia aos 6 meses. O iogurte indicado é sempre o natural ou com frutas, sem corantes ou saborizados artificialmente. É importante destacar que iogurte com mel só pode ser oferecido após um 01 de idade.

O iogurte pode ser dado acompanhado de frutas, amassadas ou batido em conjunto, não é necessário acrescentar açúcar. Ele é um alimento rico em cálcio e proteína e o melhor horário para oferecer para a criança é nos lanches (entre as refeições). Evite dá-lo durante ou logo após as grandes refeições (almoço e jantar) pois compromete a absorção de ferro.

O petit suisse é um produto derivado lácteo que tem em sua composição cálcio e proteína, como quase todo alimento vindo do leite. Até aí não há problemas, ao contrário. O ponto nada interessante é que ele possui uma quantidade excessiva de açúcar, e com isso podemos acostumar as crianças ao paladar adocicado, além do fator obesidade infantil, e o produto, por essa característica pode ser considerado guloseima! E ainda possui também conservantes, inclusive corantes, produtos que podem ocasionar alergias. Não deve ser oferecido antes de 1 ano e deve ser evitado antes dos 3 anos de idade.

Existem também os produtos “tipo iogurte” que geralmente contêm em sua composição todos esses ingredientes químicos e açucarados. E que normalmente não contêm o teor necessário de cálcio e outros minerais.

Por isso, papais, escolham com sabedoria qual tipo de derivado de leite querem oferecer para seu filho.

** PS: sim, nós já oferecemos Petit Suisse para as filhotas, mas sempre os classificamos com guloseimas e temos tentado evitar ao máximo que faça parte da rotina delas. E vocês? {Flávia e Miriam}