Alimentação saudável, conceitualmente, é composta de alimentos capazes de fornecer TODOS os nutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, minerais e vitaminas) em quantidade e qualidade adequadas a cada pessoa. De forma mais simplificada, é aquela refeição planejada com alimentos de todos os tipos, sem abusos e também sem exclusões, onde alguns alimentos devem ser mais consumidos que os outros de acordo com sua função no nosso organismo.

A Roda de Alimentos é um instrumento utilizado, principalmente em escolas, para ilustrar como deve ser esse consumo no nosso dia a dia:

Vamos conhecer um pouco mais sobre a Roda Alimentar:

a) Grupo dos pães, cereais e massas: responsáveis por fornecer energia para o nosso organismo e por isso devem ser consumidos em maior quantidade. Devemos sempre preferir os integrais por possuirem mais vitaminas, minerais e fibras. Cada porção corresponde a: 01 pão, 01 batata, 04 colheres de sopa de arroz, 02 fatias de pão de forma, 04 a 06 bolachas simples, 01 fatia de bolo simples, 01 xícara de cereal de milho e 02 pegadores de massão pura.

b) Grupo dos vegetais e grupo das frutas: esses dois grupos apresentam funções semelhantes, pois fornecem todas as vitaminas, minerais e fibras de que precisamos para que nosso organismo funcione bem. Sempre que possível consumir esses alimentos crus e com casca. A porção: 01 xícara de legumes, 01 unidade ou 01 fatia de frutas e 01 copo de suco puro. Os vegetais folhosos são à vontade.

c) Grupo das carnes, feijões e ovos: prefira as carnes magras, o frango sem pele, e, de preferência, coma-os assados, cozidos ou grelhados. Esses alimentos são ricos em proteína, responsável pela “construção dos músculos”. Também possuem fonte importante de ferro. A porção de carne corresponde a 2 colheres de sopa ou 01 fatia do tamanha da “palma da mão” ou 01 ovo. Feijão deve sempre ser consumido e a qunatidade da porção é 01 concha pequena.

d) Grupo do leite e derivados (queijos, iogurtes): são importantes fontes de cálcio, um mineral responsável pela formação dos ossos e dentes. A porção é: 01 copo de leite ou iogurte, 02 fatias de queijo.

e) Grupo dos açúcares e grupo de óleos e gorduras: encontram-se em menor quantidade, pois são os grupos de alimentos que devem ser consumidos com controle.f) Água: está presente em todos os alimentos já citados anteriormente, em maior ou menor quantidade. Além de hidratar, fornece sais minerais importantes para o equilíbrio do nosso organismo. Daí a preocupação com as crianças com diarréia e vômitos, elas perdem rapidamente o líquido e os sais minerais, o que causa um desequilíbrio no organismo. Por ser tão importante, a água deve ser consumida durante o dia todo e estar livre de sujeiras e contaminações (filtrada ou fervida).
É importante lembrar que os refrigerantes e os sucos artificiais não substituem a água e não fazem parte de uma alimentação saudável.

Mas como saber quantas porções devemos consumir? A Roda é uma estimativa, para se ter uma noção da quantidade devemos observar a fase de vida que encontramos. Por exemplo: obesos, sedentários e adultos devem consumir a menor porção. Adolescentes ativos podem consumir o máximo de porções. As crianças que possuem o peso saudável devem evoluir o número de porções até a adolescência.

Ao observar a Roda de Alimentos podemos perceber que todos os alimentos precisam estar presentes na alimentação diária de uma pessoa, especialmente da criança, para que ela apresente um crescimento corporal e intelectual adequado. Os alimentos nas fatias maiores da roda representam os grupos que devem ser consumidos em maior quantidade e os que estão nas fatias menores devem ser consumidos em menor quantidade.