Hoje eu apresento uma pracinha que frequento muito e só percebi que não havíamos feito a cobertura após receber o pedido do leitor Cristiano dos Santos (que nos indicou também a Praça dos Compositores).  Ocupando uma área de 19.000 m2, inaugurada em 2008, a Praça da Pampulha fica próxima à Igrejinha e é mais uma opção para passear com a criançada pela região. 
Uma grande esplanada acolhe muitos eventos que acontecem na Pampulha, desde corridas a shows, há também algumas arquibancadas. Em uma parte da praça encontramos a Academia da Cidade, e ela é circundada por uma ciclovia. O atrativo para as crianças se limita ao espaço, pois, infelizmente, não há brinquedos. Além disso, o projeto paisagístico não contemplou grandes árvores para termos áreas com muita sombra…

É possível brincar de bola, velotrol, bicicleta, pipa, corrida, pega-pega, esconde-esconde e muito mais. Aos sábados é comum encontrarmos colecionadores de carros e aviões elétricos circulando por lá. As crianças se divertem acompanhando as acrobacias =) Algumas crianças brincam na brita com os apetrechos de areia, mas tem que tomar cuidado com os joelhinhos, né?
Dá pra soltar pipa à vontade
A ciclovia é ótima para a criançada treinar na bike

Ciça e Laurinha pedalam muito por lá, e vale carona

Espaço para correr e jogar bola tem de sobra

A praça recebe manutenção constante da Prefeitura, porém, muitas vezes presenciei a grama bem alta. Um outro problema recorrente dos nossos espaços públicos é a presença dos cães de grande porte soltos e sem seguirem as normas – nós não temos nada contra os “au-aus”, mas vamos combinar que trombar com um pitbull, rottweiller ou boxer soltos e sem fucinheiras dá medo nos pais e nas crianças, né?

Academia da Cidade

A sugestão do passeio para quem não mora na região é brincar na pracinha e em seguida levar a criançada para conhecer (ou revisitar) os atrativos da Orla da Pampulha ou até se divertir no tradicional Parque Guanabara. Aos sábados, é possível aproveitar a tradicional Feirinha da Praça Dino Barbieri (em frente à Igrejinha da Pampulha), mas se for aproveitar em outros dias, sempre há uma boa barraquinha pela Orla.

O que tem de bom por lá:
:: Muito espaço para brincar
:: Academia da Cidade
:: Ciclovia

O que precisa melhorar:
:: Mais área com sombra
:: Respeito dos donos dos cães maiores em seguir as recomendações de focinheira e coleira

           



Quer conhecer?

Exibir mapa ampliado