Além da família, a escola exerce influência decisiva na formação dos hábitos e consumo alimentar das crianças. Hoje em dia, além das refeições, as crianças também consomem os lanches, visto que as escolas proporcionam uma estrutura de horário integral para atender às necessidades dos pais, daí, então, a maior importância nesse processo.

As refeições na escola

Durante o planejamento da alimentação escolar, os alimentos selecionados para integrarem o cardápio devem estar adequados para as necessidades das crianças. Tanto em energia necessária, quanto em teor de nutrientes. Os alimentos oferecidos também precisam sem controlados em quantidade de sal, gorduras e açúcares.

Alimentos de baixo ou nenhum valor nutritivo não devem ser oferecidos no ambiente escolar, quer seja durante a merenda e refeições ou em festas e eventos realizados. Os professores e funcionários, enquanto modelos para os alunos, devem evitar o consumo desses alimentos na escola, já que possuem um papel fundamental para a formação de hábitos saudáveis (um exemplo vivo!).

A horta escolar é um ótimo instrumento para aprendizagem



A educação nutricional na escola

O ambiente escolar é um local ideal para estimular o consumo de alimentos saudáveis por meio da implementação de programas voltados à educação para a saúde, com ênfase nos aspectos alimentares e nutricionais. O tema alimentação saudável deve estar incluído no projeto pedagógico da escola, preferencialmente, como tema transversal de todas as disciplinas.

A horta escolar também é um ótimo objeto de estudo, não somente a horta pela horta, mas também sendo utilizada como aprendizagem das disciplinas. Lembrando que para ter uma horta não é imprescindível ter espaço com terra. Os vegetais podem ser plantados em pneus, garrafas pet, potinhos diversos etc.


A parceria com os pais

E por fim e não menos importante: a parceria com a família. É através da continuidade desse aprendizado no ambiente familiar, que se consegue o sucesso de todo o processo. E assim fechamos o ciclo e atingimos nosso objetivo: a conscientização alimentar que vai propagar durante toda a vida da criança. E como fazer? Estando sempre presente e interessado na rotina escolar do seu filho.

Crédito de imagem: green-mom.com