Marcar o tempo para escovar os dentes? Pode parecer uma loucura com os nossos pequeninos mexendo sem parar, mordendo a escova, travando a boca, querendo abandonar o meio-de-campo para brincar.

Mas precisamos limpar esses dentinhos…

O tempo necessário para cada criança vai variar conforme a habilidade de quem escova, a colaboração da criança e o número de dentes da mesma. O importante é que todas as faces dos dentes sejam contempladas na escovação. Ao menos uma vez ao dia temos que oferecer aquela escovação mais caprichada!

Sugerimos no penúltimo post o uso da ampulheta para marcar o tempo. E vejam que excelente contribuição da leitora e colega Alessandra M. Lima:

Também sou odontopediatra e neste mundo informatizado vai a dica do aplicativo Ginger Falante que tem um temporizador com o gatinho escovando os dentes. É bem motivante e todos podem baixar no celular.

Fantástico! A tecnologia veio nos ajudar! Quem não conhece ainda o Ginger Falante está na hora de baixar o aplicativo. Você define o tempo pelo qual o gatinho vai ficar escovando os dentes e aí é só fazer a festa.

Segue aqui um vídeo com o gatinho, e a criança escovando sozinha. É a primeira forma de motivação.

Pode ser interessante falar para a criança: a mamãe do gato está escovando os dentinhos dele; veja como ele sabe ajudar; que legal, seu dentinho vai ficar brilhando igual ao do gatinho…
Versão para iOS aqui.
Versão para Android aqui

Há também outros aplicativos semelhantes, como o Pepi Bath, para os papais que quiserem variar o estímulo.
Versão para iOS aqui.
Versão para Android aqui

E mãos à obra!