Férias é tempo de descanso e muita brincadeira

Férias é tempo de descanso e muita brincadeira! É a época de aproveitar os pais, avós, tios, padrinhos, amigos, irmãos e primos sem hora marcada para começar ou terminar uma brincadeira com eles! Para se fazer o que em dias normais é mais difícil ou até mesmo impossível.

As férias são importantes, pois durante este período de brincadeiras intensas há um enorme amadurecimento emocional, cognitivo e social. Nas férias, as crianças conseguem absorver tudo aquilo que lhes foi ensinado durante as aulas e retornam para o próximo semestre ou ano bem mais dispostas a aprenderem coisas novas.

É importante que durante as férias as crianças saiam de seu ambiente escolar. Mas se isso não for possível, pois muitos pais não conseguem conciliar suas férias com a de seus filhos, nem conseguem quem fique com as crianças, então é importante ver com a creche, escola ou colônia de lazer se a criança terá espaço para brincar do que quiser sem a obrigatoriedade existente durante as aulas.

Para os papais que têm o privilégio de saírem de férias junto com seus filhos, façam deste período o mais agradável possível. É claro que a criança tem que comer coisas saudáveis e nos horários adequados, escovar dentes e tomar banho. Mas, tirando estas obrigações, as deixem mais livres, deixando-as dormir o tanto que quiserem, brincarem com o que quiserem e até ficarem sem fazer nada se assim elas quiserem. E sejam criativos, organizem juntos passeios ao ar livre, viagens, brincadeiras com a família etc.

Já os que não têm este privilégio, façam um esforço a mais. Cheguem em casa, deixem de lado o cansaço e aproveitem seus filhos.

Aproveitem as férias para observar ainda mais seus filhos. Preste atenção o quanto ele desenvolveu, quais são as brincadeiras prediletas, quem são os amigos que ele mais gosta de brincar etc. Com estas observações, que devem ser feitas sempre, mas nas férias é mais “fácil”, você será capaz de entrar no mundo dos pequenos tendo ainda mais acesso a eles.

Então boas férias a todos e aproveitem cada segundo dela com seus pimpolhos!