A oferta de lanche escolar é uma das grandes dificuldades dos pais. Saber o que oferecer diante de tantas ofertas nos supermercados, que nem sempre atendem as necessidades da criança, é uma tarefa muito difícil.

Os lanches devem ser refeições leves que não comprometam as refeições principais, mas que sejam balanceados: possuam os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança e forneçam energia para a realização das atividades.

Algumas sugestões:

– Coloque sempre uma fruta higienizada no lanche, para criar hábito do consumo;

– Coloque, se possível, duas opções, para que a criança possa escolher (por exemplo bolacha maizena e pão de leite com queijo);

– As opções de líquidos podem ser sucos, água de coco, chás;

– Coloque, sempre que possível, uma fonte de cálcio como: iogurte, queijo, leite (puro ou nas preparações), que também são fontes de proteínas;

– Envolva a criança na escolha e preparação do lanche do dia;

– Evite açucarados, coberturas, gorduras trans. Normalmente os produtos industrializados possuem esses ingredientes e poucos nutrientes saudáveis.

Veja algumas sugestões:

– Pão de leite com requeijão e milho, bolo simples de laranja, suco de manga e maçã picadinha.

– Sanduíche de pão de forma com queijo, passas e requeijão, bolacha maizena, suco de acerola e ameixa (retirar a semente).

– Pão de queijo, bolacha simples de leite, frutas picadinhas, suco de abacaxi.

– Sanduíche de bisnaguinha com cottage e cenoura raladinha, biscoito de aveia, melão picadinho e suco de uva.

– Sanduíche de mini pão árabe recheado de queijo e banana, iogurte e água de coco.

Os lanches podem ser gostosos, variados e ao mesmo tempo saudáveis e práticos, não necessitando de muito gasto de tempo. Os hábitos da família, os gostos individuais, idade e a situação sócio-econômica devem ser considerados na escolha dos alimentos e forma de preparo.