“Meu filho precisou tirar um dente precocemente e me foi indicado utilizar um “espaçador” para manter o espaço e garantir que o permanente possa nascer depois. A princípio acreditamos que esse permanente venha só com uns 12 anos. Isso realmente se fazia necessário?”

Nossa leitora Morgana apresenta-nos uma dúvida muito pertinente: quando devemos usar um mantenedor de espaço? E ela ainda quer saber: por que não se indica o mantenedor de espaço quando a perda precoce é do dente anterior?

Nós vamos aqui reforçar a importância dos dentes de leite, como já comentado em outro post. Entre outros, temos:

1) Colaborar com a pronúncia correta.

2) Estimular o desenvolvimento dos ossos da face.

3) Proporcionar uma boa mastigação.

4) Reservar o espaço para o permanente que virá no lugar dele.

 

 

Querida Morgana, veja que no esquema acima a criança perdeu o dente de leite, e como não usou nenhum artifício para manter o espaço, acabou acontecendo o que não desejamos: os dentes vizinhos se movimentaram e o espaço que estava reservado para o permanente ficou comprometido. Neste caso, será necessário o uso de aparelho para recuperar o espaço perdido.

Portanto, para evitar o movimento inadequado dos dentes vizinhos devido à perda precoce de um dente de leite posterior, na maioria das vezes é necessário o uso do mantenedor de espaço, com a avaliação e acompanhamento do ortodontista, da forma como está sendo feito com seu filho!

Veja este vídeo. É bem esclarecedor:

Já nos casos de perda precoce de dentes anteriores (os incisivos), comum em decorrência de quedas, a perda de espaço nem sempre ocorre. Isso se dá pelo fato de que já há um ganho natural de espaço nessa região com o desenvolvimento da arcada. Mas a decisão deve vir da avaliação do odontopediatra e/ou ortodontista. Em alguns casos o mantenedor é indicado para evitar problemas de fala e postura inadequada da língua. Estas situações são mais comuns quando há perda múltipla de dentes.

Ainda bem que tem um jeitinho pra tudo, né?

Espero ter esclarecido as dúvidas e me coloco à disposição!