Feliz com os novos brinquedos

O Parque Juscelino Kubitschek, no bairro Sion, conhecido por muitos como Praça JK, ganhou recentemente brinquedos novos e ficou muito mais gostoso de passear com a criançada.

Este post, criado em abril de 2012 (exatamente dois anos atrás!), relatava como o único brinquedo da praça estava depredado, mas ainda assim era bem utilizado pelas crianças que se animavam em curtir o local.

Imaginem nossa alegria ao percebermos que o espaço agora conta com mais dois grandes brinquedos: um de concreto e ferro, que atende crianças de 5 a 10 anos (e percebemos que é igual ao do Parque Renato Azeredo, no bairro Palmares) e outro de madeira ecológica e fibra colorida, que atende crianças de 2 a 5 anos.

Os brinquedos foram instalados por um empreendimento comercial, em parceria com a Fundação de Parques Municipais, por meio de compensação ambiental. Na inauguração, sábado passado, houve distribuição de panfletos pedindo ajuda da população para conservar os novos brinquedos – esperamos, do fundo do coração, que as pessoas se enxerguem também como proprietárias deles, para que de fato durem muitos anos.

Então, apresentamos a vocês, o que anda alegrando as crianças na Praça JK:

:: Brinquedo de concreto e ferro:
tem escorregador, muro de escalada, quadro com animais da nossa fauna e flora brasileiras, jogo da velha gigante e três balanços

Visão geral do brinquedo

Quadrinhos com imagens da nossa fauna e flora brasileiras
Detalhe dos quadrinhos

Três balanços

Muro de escalada

Jogo da velha gigante

Não basta ser mãe, tem que descer junto no escorrega (de concreto!) 

______________________________________________________________________

:: Brinquedo de madeira ecológica e fibra colorida:
Mini-rampa de escalada, ponte, túnel, balanço, escorregador e anexo de pendurar

Visão geral do brinquedo

Mini-rampa de escalada

Escorregador

Brinquedo para pendurar

Ponte
Balanço (só tem 1)

Túnel

______________________________________________________________________

Há também outro brinquedo no Parque que não consegui entender se fazia parte dessa nova leva, mas eu não o conhecia. Um lindo brinquedo de escalar, que conta inclusive com grandes araras na ponta, deixando a praça ainda mais linda:

Visão geral do brinquedo
  
Criançada aproveitando

Lindo detalhe do topo do brinquedo – araras coloridas

O antigo brinquedo da Praça, que já existia em nosso primeiro post, parece que recebeu uma boa manutenção e é ainda muito apreciado pelos pequenos:

Visão geral do brinquedo

Escalada

Escorregadores

O Parque continua uma delícia para também passear com os bebês. Tem muita sombra, bastante verde e banquinhos. E a linda vista da Serra do Curral ao fundo, emoldurando a nossa Belo Horizonte!

Ótimo para passear com bebês

Nossa linda Serra do Curral ao fundo

Os donos de cachorros também fizeram do Parque JK um ponto de encontro, inclusive há uma área específica onde todo final de semana vemos inúmeros deles com seus donos.

Ponto de encontro de donos de cachorros

Bebês e cachorros convivem na Praça JK

Há também amplo espaço para correr, andar de carrinho, bicicleta, patins

Encontramos muitos papais passeando com seus filhotes enquanto colocavam em dia as caminhadas ou corridas. É um ótimo exercício, para o corpo e para a alma: passear com os pequenos e mexer com o corpo!

A Praça JK tem essa vantagem: é rodeada por uma pista de cooper que está sempre cheia de gente se exercitando.

A praça também conta com aparelhos de ginástica para terceira idade e uma quadra esportiva.

Academia da Cidade

E um ponto interessante: a principal via de acesso, avenida Bandeirantes, fica com uma das pistas fechada aos domingos, quando é possível ver muitas pessoas caminhando, correndo, passeando com as crianças, andando de patins, de bicicleta ou apenas apreciando o dia.
Fica a informação importante: a Praça JK é adotada também, vejam:
A Praça JK é adotada por meio do programa Adote o Verde da Prefeitura BH

E pra finalizar, deixamos a função ambiental dos Parque Urbanos. A placa sofreu depredação, infelizmente. Mas fica o recado e assinamos embaixo!

Vamos programar um passeio?

Como chegar:

Exibir mapa ampliado

#repost
Primeira publicação em abril/2012
Post atualizado em abril/2014