Uma das atividades que sempre fez parte da vida dos pequenos em todas as gerações é a ciranda de música e brincadeiras cantadas.

Nossos avós brincaram de roda, nossos pais, nós certamente temos recordações das brincadeiras de mãos dadas e nossos filhos, seja na escola, na praça ou em casa, devem estar passando – ou vão vivenciar ainda – essa atividade tão lúdica e interativa.

Brincar de roda, assim como ter contato com a música em seus diversos formatos, estimula o desenvolvimento das crianças, desenvolve os aspectos sociais, afetivos, as habilidades rítmicas, estimula também a criatividade, a disciplina e tantos outros benefícios.

O contato físico, a movimentação corporal, especialmente sendo em um local ao ar livre, é muitíssimo saudável e a gente super recomenda por aqui.

Dan Jones, escritor e pintor inglês que por mais de 40 anos estudou as regras e a poesia dos jogos infantis em toda a sua diversidade cultural, possui um grande painel que apresenta, por meio de uma belíssima pintura que mescla tinta acrílica, guache e tinta a óleo, as brincadeiras e letras de músicas que fazem parte da cultura dos pequenos em dezenas de países. A obra faz parte do acervo do museu londrino V&A Museum of Childhood (Museu da Infância que faz parte do reconhecido Victoria and Albert Museum).

Mas o mais bacana disso tudo, é que a gente não precisa baixar em Londres pra conhecer esse trabalho inspirador. O museu disponibiliza em seu site o painel com todas as letras e áudios das músicas cantadas pelas crianças da Coréia, Angola, Colômbia, Alemanha, África do Sul, Rússia, França, Japão, Polônia, Bélgica e muitos outros países.

Dá um zoom sobre ele, para ver melhor os detalhes da obra. Perto de cada ilustração, há um ícone sinalizando onde é possível ter acesso à letra e ouvir o áudio.
Interessante que para todas as canções, há uma pequena ficha técnica que inclui o nome da canção, o país de origem, o nome da criança que a interpreta no áudio e a sua tradução em inglês. É a coisa mais fofa do mundo ouvir aquelas vozes tão doces cantarolando :)
Sugerimos ouvir o “Atirei o Pau no Gato” angolano, vejam que existe uma segunda parte que não conhecemos por aqui!
Visão geral do painel
O painel com zoom

Uma das músicas e seus detalhes – nome, país de origem, quem a interpreta e sua tradução em inglês

Convidamos vocês, papais e mamães, a conhecerem esse belíssimo trabalho e aproveitarem essas férias adiantadas da meninada para promover cantorias e brincadeiras pela cidade afora. Escolha a pracinha ou o parque de sua preferência, junte a turminha e vamos montar uma grande roda. Temos certeza que, além de estimular o desenvolvimento dos pequenos, serão momentos de pura diversão :)