A maioria das nossas crianças estão vivendo pela primeira vez uma Copa do Mundo e não viram o nosso país ser campeão – o último título foi em 2002, 12 anos atrás!

Você certamente se lembra de gritar “É penta, é campeão!” Mas seus filhotes, queridos papais, não sentiram esse gostinho. Ok, nem tudo são flores nesse campeonato. Há quem esteja contra essa Copa do Mundo, mas preferimos aproveitar esse momento com os pequenos com o que de positivo ele pode nos proporcionar.

Querendo ou não, uma Copa do Mundo não deixa de ser um momento propício para levar as crianças a refletirem sobre a importância de competir, perseverar, lutar. A importância também de saber perder, respeitar os adversários e de se levantar.

Vale lembrar que esse campeonato mexeu com o calendário de nossos pequenos, que tiveram as férias antecipadas. Desta forma, entre um jogo e outro, o que a gente sugere pra curtir as Férias da Copa, são brincadeiras que vão ajudar a meninada a entrar no clima – dicas do Portal Educar para Crescer.

Escolha a pracinha ou o parque de sua preferência, junte a turminha e bola no pé!

Antes de começar, confira dicas para tornar as brincadeiras ainda mais divertidas:

:: Converse com pequenos sobre a importância das regras, que existem tanto nos esportes quanto nas brincadeiras. No caso das atividades sugeridas, as regras podem ser adaptadas, de acordo com a faixa etária do grupo e a quantidade de participantes. Mas, uma vez feito um acordo, é importante seguir o que foi combinado.

:: Alguns materiais indicados precisam ser preparados com antecedência e são um pouco mais trabalhosos, mas poderão ser usados em várias atividades (e você ainda pode inventar muitas outras junto com as crianças).

:: Envolva a criançada nas etapas de preparação dos jogos. Pesquisas, desenhos e recortes fazem parte da brincadeira.

:: As atividades têm propostas competitivas e envolvem habilidades diferentes. É legal experimentar vários jogos e dar espaço para muitos campeões.

:: Combine com a turma e criem juntos prêmios simbólicos para os vencedores. Alguns exemplos: 1 taça de sorvete caprichada (aproveite para lembrar que a palavra “Copa”é uma referência à taça que o campeão do mundial de futebol recebe); camisetas personalizadas, pintadas pela turma com as cores das seleções; certificados de campeão assinado pela turma toda; bandeiras decoradas com cores das seleções e outros.


Crédito: Silvio Tobias

_______________________________________________________

Passa a bola

Material utilizado:
– 1 bola

1 – A turma forma uma roda e um jogador passa a bola para o outro, com os pés. Quem toca na bola tem que falar o nome de um dos países participantes da Copa.

2 – Quem errar ou não souber dizer o nome de nenhum país sai do jogo. O último a acertar o nome de um país é o vencedor.

Crédito: Silvio Tobias

_______________________________________________________

Jogo do alfabeto

Material utilizado:
– bola

1 – A turma forma um círculo e um participante passa a bola para o outro com as mãos, falando as letras da alfabeto, em sequência.

2 – Quando alguém errar, tem de dizer o nome de um país participante da Copa que comece com a letra da vez. Por exemplo, se o jogador errou o toque de bola ao falar a letra P, ele pode dizer Portugal, por exemplo. Se ele não souber ou errar, sai do jogo. Em seguida, retoma-se a brincadeira com a letra seguinte. Quem ficar por último vence.

Crédito: Silvio Tobias

_______________________________________________________

Boliche esperto

Material utilizado:
– 10 garrafas pet vazias
– bandeirinhas dos países participantes
– papel
– caneta
– 1 bola pequena

1 – Escolham bandeiras de 10 países, prendam com fita adesiva uma em cada garrafa e coloquem dentro da respectiva garrafa uma pergunta sobre o país indicado na bandeira (usem as informações da ficha da brincadeira 1 ou façam uma pesquisa rápida e anotem as perguntas e respostas para que possam conferir depois).

2 – Arrumem as garrafas, mantendo bastante distância entre elas. Marquem uma linha de lançamento, de onde um jogador de cada vez vai arremessar a bola, tentando derrubar as garrafas.

3 – Quem derrubar uma garrafa terá de responder a pergunta que está lá dentro e se acertar fica com a garrafa. Se errar, não ganha nada. Depois é a vez de outro jogador. Vence quem tiver mais garrafas no final da brincadeira.

Crédito: Silvio Tobias

As brincadeiras completas você pode ver clicando aqui.