“Quando você doa leite materno, doa vida para o bebê e força para a mãe.”

“Para você é leite, para o bebê é vida”.  O leite materno é único, exclusivo, completo. Um alimento de fácil digestão, de fácil assimilação. O bebê acaba não tendo desconfortos gástricos, desconfortos digestivos. O leite materno é importante para todos os bebês e faz muita falta para os que estão internados e não podem ser amamentados pelas mães. Com ele, o bebê se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegido de infecções, diarréias e alergias. Mas, infelizmente, por medo, preconceito, desinformação, muitas mães não procuram os bancos de leite para doar. Em 2013, o número de voluntárias reduziu-se.

Cada litro de leite pode atender até 10 recém-nascidos internados por alimentação, dependendo da necessidade. Toda mulher que amamenta pode doar leite materno para atender a demanda de bebês prematuros e de baixo peso.

A madrinha da campanha de 2014, é Andrea Santa Rosa, nutricionista e esposa do ator Márcio Garcia.
“O meu filho nasceu prematuro, todos sabem, o João, meu quarto filho. Eu fiquei alguns dias na UTI e como eu queria muito que ele tomasse o meu leite, então eu ia muito ao banco de leite, ao lactário que tem na própria maternidade. Só que a quantidade que ele tomava era uma quantidade muita pequena para a quantidade que eu extraia. E aí eu acabei assinando papéis dizendo que autorizava com o maior prazer que esse leite fosse doado. Eu acho que eles acabaram, ali por pesquisas, descobrindo que eu fiz essas doações todas e me convidaram para eu apadrinhar essa campanha”, conta Andréa.

Atualmente, Minas Gerais conta com 33 bancos de leite: Araxá, Barbacena, Barroso, Belo Horizonte, Betim, Brasília de Minas, Contagem, Curvelo, Ibirité, Itabira, João Monlevade, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Oliveira, Ouro Preto, Pará de Minas, Pouso Alegre, São João Del Rey, São João Nepomuceno, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

Mães saudáveis (não fumantes e que não consumam bebidas alcoólicas) que estejam amamentando o próprio filho e tenham excesso de leite podem contribuir. As doadoras não podem ter tido hepatite nem serem portadoras do vírus HIV.


Como doar?

Procure o banco de sangue mais próximo e apresente seu cartão pré-natal com todos os exames.

Como ordenhar o leite?
O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem cheias.
Escolha um lugar tranquilo, limpo e longe de animais. Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço. Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque com uma toalha limpa. Lave as mamas apenas com água. Segue as mãos e mamas com toalhas limpas. Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca. Faça a ordenha manual.
A higiene é fundamental para a doação de leite materno!

Como acondicionar o leite doado?
Escolha um frasco de vidro com tampa plástica. Retire o rótulo e papelão que fica sob a tampa com água e sabão, lave bem. Em seguida ferva em uma panela por 15 minutos (contados a partir da fervura). Coloque o frasco e tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo. Não enxugue e não toque na parte interna do frasco. Utilize-o quando estiver seco. O frasco deve ser armazenado no freezer por até 10 dias, não se esqueça de anotar dia e hora da coleta. O ideal é deixar vários frascos preparados.

Saiba mais:


Em Belo Horizonte

Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares: 31 3337 5678
Av. Contorno, 9494 – Prado
Funcionamento: diariamente, de 07h às 19h

Posto de Coleta Hospital das Clínicas: 3409 9426
Avenida Alfredo Balena, 1 – Santa Efigênia

Funcionamento: segunda a sexta, 07h às 19h
Posto de Coleta Maternidade Sofia Feldeman: 3408 2235
Rua Antônio Bandeira,1060 – Tupi 
Funcionamento: diariamente, de 05h às 11h | 12h às 23h
Em Betim
Banco de Leite Maria Augusta Resende Barbosa: 3594 2454
Rua Pará de Minas, 640  – Brasiléia
Funcionamento: segunda a sexta, 07h às 19h
Posto de Coleta Hospital Regional de Betim: 3539 8290
Avenida Edméia Matos Lazarotti, 3.800  – Ingá 
Funcionamento: segunda a sexta, 06h às 23h
Posto da Maternidade Pública de Betim: 3591 3469
Rua Guaturama, 180  – Jardim Teresópolis
Funcionamento: segunda a sexta, 05h às 23h

Em Contagem

Posto de Coleta Copo de Leite Maternidade Municipal de Contagem: 3363 5302
Av. João César de Oliveira, 4.495 – Cinco
Funcionamento: segunda a sexta, 07h às 19h

Veja mais sobre ordenha:
Fonte: Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e Ministério da Saúde
#doeLeiteMaterno

:: Post atualizado
1ª publicação: março 2012