Este ano, um dos projetos pedagógicos da escola de Cecília envolve culinária. A ideia é que as famílias apresentem as receitas preferidas dos pequenos, registrando a prática de cozinhar junto e depois as crianças replicam para os coleguinhas em sala.

A dinâmica é uma ótima oportunidade para que os pequenos desenvolvam a oralidade, interação e socialização; entendam mais sobre cooperação e trabalho em grupo; desenvolvam o raciocínio lógico-matemático; ampliem o vocabulário; além de proporcionar experiências táteis, gustativas, olfativas e visuais.

Além de tudo isso, levar a criançada para cozinhar junto proporciona mais um momento de filhoterapia, não é mesmo? Então, resolvi compartilhar com vocês a receita preferida de da minha pequena: bolo de cenoura da Vovó!

Você irá precisar de:


A galinha ruiva, mascote do projeto, participou de todas as etapas

Utensílios
Vasilhas
Fouet
Colher Pão duro média
Medidores
Liquidificador
Forminhas para cupcake ou forma de bolo (por aqui, os bolinhos menores fazem sucesso)






     
Faltou o açúcar!
Ingredientes
3 cenouras
3 ovos
½ xícara de óleo
½ xícara de leite
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
PS: cobertura de chocolate é opcional. A gente faz só de vez em quando. A receitinha é super fácil: 1 colher de manteiga, 2 de achocolatado, 1 lata de leite condensado e 1 de creme de leite! Misture tudo e leve ao fogo, até ficar em um ponto um pouco mais mole que o do brigadeiro :)

Modo de preparo
1. Descasque as cenouras

2. Quebre os ovos com cuidado. A dica é quebrar em uma tijela e juntá-los em outro, pois caso tenha um estragado, não perdemos os demais :)

3. No liquidificador, misture: as cenouras, os ovos, o óleo e o leite. Bata bem!

Mamãe esqueceu de picar a cenoura…
4. Em uma tijela, misture a farinha de trigo, o açúcar e misture com a massa batida no liquidificador. Mexa bem até tirar todas as bolotas.
5. Por último, misture a colher de fermento, dissolvendo-a bem devagarinho.

6.  Aqueça o forno na temperatura média. Distribua a massa pelas forminhas e coloque para assar (essa é a parte que a Ciça mais curte!)


Em uma média de 30 minutinhos, os bolinhos ficam prontos. Êba!

A pequena toda orgulhosa dos bolinhos <3