Complementando o post da semana passada, hoje trazemos mais algumas dúvidas sobre alimentação da criança. Desta vez, em relação ao leite e seus derivados.

Qual o melhor tipo de queijo a oferecer para a criança?
O queijo que possui menor teor de gordura e conservantes é o queijo branco, para as crianças menores prefira o queijo branco pasteurizado. Os outros queijos também não estão proibidos, mas é bom saber que eles possuem muita gordura, sódio e conservantes.

Pode oferecer requeijão?
Sim. O requeijão não substitui os derivados do leite em termos de proteína e cálcio, mas pode ser usado com moderação em pães, biscoitos e torradinhas.

Qual a melhor opção de iogurte para crianças pequenas?
Os iogurtes naturais e com polpa ou pedaços de fruta são as melhores opções. Evite oferecer aqueles que possuem adição de açúcar, doces ou saborizados artificialmente. Para crianças o iogurte deve ser integral.

Qual o melhor leite para as crianças?
Se a criança não possui alergia ou intolerância alimentar, o leite pode ser incluído na sua alimentação. Não há necessidade de optar por um leite especial (a não ser que houver uma necessidade especial observada por profissional). As crianças pequenas devem consumir o leite integral, seja líquido ou em pó (a escolha fica a critério da família, por exemplo o leite em pó é mais pratico e seguro para ser transportado). O leite tipo C deve sempre ser fervido antes da utilização. Teoricamente o leite longa vida é um processo seguro e que não possui riscos, sendo assim, também pode ser utilizado. Lembrando que o leite é um complemento a ser utilizado após 01 ano de idade.

Você tem outras dúvidas? Mande para a gente!