A praça da semana é o meu reduto da infância. Passei boa parte do meu tempo brincando por lá. São muitas memórias, histórias e marcas, de joelho ralado a braço quebrado…

A Praça Guimarães Rosa fica no coração do bairro Cidade Nova e é parecida com várias outras pracinhas que encontramos pela capital mineira. Tem cara de praça do interior e muitas vezes é a única opção da região para levar as crianças (o que não é o caso deste bairro, que também conta com um parquinho que a gente curte muito). Porém, no dia da nossa visita, estava muito suja, havia lixo espalhado por alguns lados e muitas lembrancinhas de au-aus que passeiam por lá. Muitas vezes, minha gente, o que encontramos em nossos espaços públicos é a falta de educação da população, vocês concordam? Pois tanto as crianças quanto os animais podem usufruir da praça, mas cabe aos donos dos animais recolherem as fezes e respeitarem o espaço :( Assim como cabe a nós, pais, recolher todo o lixo que os pequenos espalham por aí…

Na minha época, a praça contava com um banco de areia, o que não é mais comum nos espaços belo horizontinos, mas encontramos em várias outras cidades, geralmente cercados. Atualmente, a praça tem um escorregador de cimento para a criançada curtir, mas, com muita imaginação e disposição dá para brincar muito mais ao ar livre. As meninas, por exemplo, brincaram de pique esconde, pique pega e exploradoras da pracinha. Cabe aos pais e cuidadores ter disposição para acompanhar a diversão ;)

Ah, mas não sabe como brincar ao ar livre com os pequenos? A gente sempre compartilha dicas por aqui, acompanhe! Espie neste LINK algumas brincadeiras para tornar o passeio ainda mais divertido.

Por lá, encontramos a Academia da Cidade, área livre e muitos bancos para contemplação. Muito próximo está a Feira dos Produtores, onde encontramos especiarias e delícias mineiras, então, vale esticar o passeio!

Que peninha! Só um escorrega :(

Então, vamos brincar de pique pega!
Pique esconde também vale :)

E que tal exploradoras da pracinha?

São muito bancos de contemplação!
Academia da cidade

Em alguns pontos, algumas cores e flores :)

A Academia da Cidade continua despertando o interesse dos pequenos…

O que tem de bom por lá:
:: espaço
:: áreas de convivência

O que precisa melhorar:
:: instalação de novos brinquedos
:: segurança
:: limpeza