Ouvimos bastante sobre a ingestão de líquidos durante as refeições, será que eles atrapalham ou podem ser oferecidos no dia a dia?

O consumo de sucos (principalmente com açúcar) um pouco antes e no início das refeições, faz com que a criança diminua a percepção de fome, ou seja, ela pode achar que está saciada e quando chegar ao momento da refeição, pode diminuir seu consumo ou até mesmo recusar a comida por causa dessa sensação equivocada. O mesmo acontece com refrigerante.

Durante as refeições, é interessante somente oferecer uma quantidade mínima (nunca encher o copinho e deixar à vontade) e mesmo assim se a criança pedir (se ela não pedir: não oferecer). Para os pais que estão iniciando a refeição das crianças: evitem dar o suco e não deixe o copinho à vista.

Suco ou água? A água deve ser consumida durante todo o dia e nunca deve ser substituída somente por suco (para criar o hábito e evitar o consumo em excesso de calorias). E mesmo a água deve ser evitada durante as refeições (se for oferecer que seja em pouca quantidade).

Uma dica importante: se for oferecido líquido suficiente durante os intervalos das refeições, a criança vai sentir menos vontade de consumi-los durante as refeições. Portanto, se nessa hora houver uma forte vontade de ingerir líquidos, observe se não está faltando consumi-los durante a rotina diária.