Meu filho às vezes chega dormindo em casa…E não consigo escovar seus dentes. O que faço?

Vai aí uma dica para você que pega seu filho na escola e acaba acontecendo dele dormir sem escovar os dentes.

Em primeiro lugar, se é um acontecimento que está ficando frequente, a solução deve entrar na rotina. Deixou de ser um imprevisto.

De preferência, faça a escovação na própria escola. Desta forma, você terá o espaço adequado para fazer a higiene bucal, pia para cuspir e lavar a boca. Muitas vezes a criança já jantou na escola e o soninho irá mesmo até o outro dia. Assim, ele estará alimentado e com os dentes bem escovados, pronto para atravessar a noite.

Se não foi possível fazer a higiene bucal na própria escola, esta escovação poderá ser realizada dentro do carro, desorganizando a placa bacteriana com a escova de dente, sem a pasta, ou com a pasta sem flúor. A pasta de dente com flúor é muito importante para a prevenção da cárie dentária, especialmente após os dois anos de idade, quando nascem os dentes de trás. Porém, no carro, sem ter onde cuspir, o recurso é evitar o uso da mesma.

Pode ocorrer, no entanto, uma eventualidade e escapar a escovação de uma noite. Se tudo anda conforme o figurino, se seu filho sempre escova os dentes e não é usuário frequente das guloseimas, ponto para ele. E este deslize eventual não levará à formação da cárie.

Mas lembre-se: o melhor é levar o seu filho para dormir com os dentes limpos e não dar chance às bactérias de agirem madrugada adentro! E vale o versinho:

“Sai bactéria, vai embora, na minha boca você não mora!”