Gianlucca, Cecília, Larissa, Matheus, Miguel, Samuel e Pedro: amigos boa-praça

A gente adora conhecer praças e parques pelo olhar dos leitores do blog. Hoje temos uma contribuição especial da Aline Moraes, ela conta pra gente os encantos – e dificuldades – da Praça República do Iraque, na Sagrada Família, confira:

A praça República do Iraque é carinhosamente chamada pelos frequentadores de Pracinha do Restaurante do Porto, pois ela fica situada ao lado do restaurante, no final da rua Conselheiro Lafaiete, bairro Sagrada Família. Perto também está a mata do Museu de História Natural da UFMG.

Graças à presença da mata, é comum encontrarmos esquilos e micos na praça.

A área verde da praça já foi maior. No processo de “revitalização” da praça a prefeitura fez a poda de um grande número de árvores. Infelizmente, a revitalização foi parcial, colocaram a academia da Terceira Idade e alguns postes de luz. Deixaram por exemplo, de consertar e recolher os azulejos do mosaico que orna a parte de fora do banco. Os azulejos estão se soltando, causando risco às crianças.

Samuel, Matheus, Miguel e Larissa querem brincar! Mas os azulejos do mosaico do banco (ao fundo) estão se soltando, causando risco às crianças – que chato 🙁

  

A manutenção da praça é bastante precária, conta-se com um funcionário do restaurante para fazer a limpeza do espaço que utilizamos, mas nem sempre isto é possível. Outro problema relacionado à limpeza é a presença de fezes de cachorros (parece que este é um problema crônica na cidade).

Apesar de seus defeitos, a Praça República do Iraque permite um ótimo convívio entre adultos e crianças. Temos lugares que bate sol e quando queremos temos uma sombra bem fresquinha. Espaço para correr, andar de bicicleta, patinete e tem criança que faz até esporte radical. Cada um leva sua água, lanches e brinquedos. Todos interagem e a ausência de escorregador ou outros brinquedos comuns nas praças da cidade, passam despercebidos.

Talvez este seja o encanto da praça, todos que lá estão conversam e brincam juntos.

A Academia da Cidade foi instalada, mas a revitalização da praça não foi completa
Trânsito intenso na Praça com Nicolas, Gustavo e Bernardo
  
Linda vista da cidade

Muito espaço para correr

A praça tem áreas de sol e de sombra

A Praça fica colada em um restaurante
E lá vou eu!

Muito espaço para brincar 🙂

Praça+restaurante ao lado é uma boa pedida para os finais de semana

O segredo da pracinha é a convivência harmoniosa da meninada – como tem que ser  <3
Como chegar: