{Visitamos o espaço em 2014, mas atualmente, ele encontra-se suspenso. Tomara que retorne logo novamente. A gente adorou conhecer.}

O passeio de hoje foi preparado especialmente pra gente pela leitora Luciana Rocha, mãe do Davi, que está sempre nos acompanhando e curtindo as atrações da cidade com seu filhote. Os registros fotográficos foram feitos pela Dynelle Coelho e o passeio é imperdível, confere só:

Diversão, nostalgia e aventura. É isso que você irá vivenciar ao embarcar nos vagões da 1ª Maria Fumaça em funcionamento da Grande BH. Essa preciosidade está localizada a apenas 35 km de BH, na pacata cidade de Rio Acima, integrante do “Circuito do Ouro” e famosa pela beleza de suas cachoeiras.

Estrutura
O Trem Turístico Cultural de Rio Acima, batizado como “Trem das Cachoeiras”, iniciou seu projeto em 2007 e sua operação em julho/2012. É composto por uma locomotiva e três carros de passageiros (vagões), sendo um deles com vista panorâmica.

A charmosa locomotiva, chamada “Elisabeth”, foi fabricada em 1924, na Alemanha, e pesa 20 toneladas. Funciona a vapor, utilizando lenha (proveniente de reflorestamento) e água. Elisabeth não polui o meio ambiente!
Davi curioso no passeio de trem
Os três vagões que compõem a locomotiva são bem estruturados, limpos, confortáveis, oferecem segurança e ótima visibilidade. São equipados com poltronas espaçosas e acolchoadas, banheiro, TV, som e ventilador. O vagão panorâmico possui também mesinhas para lanches, ar condicionado, arandelas (que dão um clima bem romântico ao local) e acessibilidade para portadores de necessidades especiais.Obs.: o ar condicionado do vagão panorâmico não está funcionando, a previsão é de que volte a funcionar no início do mês de dezembro. O ventilador dos outros vagões não é suficiente para os dias mais quentes. 


Dica: fazer o passeio pela manhã (10h00) ou no final da tarde (16h00).

Confira abaixo os nomes dos vagões e a capacidade de cada um deles:

• Vagão 01 → C. Samsa: 48 lugares;
• Vagão 02 → C. Chicadona (vagão panorâmico): 46 lugares + 04 espaços exclusivos para cadeirantes;
• Vagão 03 → C. Véu da Noiva: 48 lugares.

Percurso
O percurso de 7 km é realizado em 55 minutos (ida e volta), a uma velocidade máxima de 12 km/h, autorizado pela ANTT, margeando o Rio das Velhas, entre o Município de Rio Acima e o Distrito de Honório Bicalho.

Apesar de o trenzinho ter sido batizado de “Trem das Cachoeiras”, vale lembrar que ele não passa por nenhuma cachoeira (!). O nome do trem e dos vagões foi escolhido pelos moradores da comunidade, em homenagem às cachoeiras mais bonitas de Rio Acima.O passeio segue permeando paisagens ricas em fatos e marcos da Estrada Real.

A Estação Ferroviária
Inaugurada em 1890 e totalmente restaurada, a estação ferroviária possui bebedouro e dois banheiros (masculino e feminino), que são limpos e amplos. Não há fraldário, se houver necessidade, a opção é utilizar as poltronas do trem mesmo.

O visitante também tem à disposição uma lojinha com artigos para presente e itens relacionados às ferrovias.Bilheteria: o bilhete é numerado e cada passageiro, ao comprá-lo, garante um lugar marcado no trem. No ato da compra também é feito um seguro para o passageiro.

Alimentação
É permitido levar alimentos e consumi-los durante o trajeto. Há também a venda de alguns produtos no vagão panorâmico, como: água, suco (lata /caixinha), refrigerante, salgadinhos industrializados. Forma de pagamento: dinheiro ou cartão (débito / crédito).

Próximo à estação (do lado de fora) tem uma lanchonete que oferece suco, açaí, café, pão de queijo, salgados assados / fritos…

Do que o Davi mais gostou?
A locomotiva em si já é uma atração e chama a atenção de crianças e adultos, mas o que o Davi mais gostou mesmo foi do apito do trem, que é acionado nas passagens de nível com linha de trem, e no início e final do percurso.

Bom, já que mineiro sem “trem” não é mineiro, saia da rotina, pegue sua máquina fotográfica e faça um passeio diferente, encante-se com sua família percorrendo trilhos em uma viagem inesquecível!

 

Passear em família é bom demais :)

 

Só alegria do pequeno Davi

 

 

 

É em Rio Acima, pertinho de BH

 

 

Vagões confortáveis, né, Davi?

 

Olha lá o maquinista!

 

A fofíssima curiosidade dos pequenos encantam :)

 

 

O papai adora passear com o filhote sempre que é possível

 

Pose para foto com a comissária :)
Vamos continuar nesse caminho de passeios e presença – isso fica marcado pra sempre!

Embarques: Sábado, domingo e feriado
Horários: 10h, 13h, 14h30 e 16h
Tarifa (ida e volta): 

Vagão simples: R$20,00*
Vagão panorâmico: R$28,00*
* Crianças até 12 anos e idosos têm 50% de desconto.
Forma de pagamento: dinheiro ou cartão de débito (todos, exceto cartão “elo”).
Endereço da estação ferroviária: Av. Gov. Israel Pinheiro da Silva, nº 34, Centro. Rio Acima/MGMais informações: (31) 3545-2947 / (31) 3129-8846 – http://www.crat.com.br

Como chegar: