Muitas famílias têm a tradição de se reunir e compartilhar uma bela ceia de Natal. E sempre, claro, as crianças alegram esses momentos de nossas vidas.

Como fazer quando temos ou recebemos crianças menores (até os cinco anos) para ceiar?

Até a idade de dois anos, a família deve ter uma refeição “especial” para a criança – se ela ainda come sopinha, vale deixar algumas porções pré congeladas para esse momento; se a criança já come “comidinha” é interessante deixar algo separado (até porque os horários das crianças devem ser respeitados) que ela goste e também com alguns componentes da ceia a ser servida, por exemplo: macarrãozinho com peru picadinho e saladinha.

As crianças maiores de dois anos já devem estar adaptadas à textura e tempero das refeições da família podendo compartilhar a refeição, mas devemos tomar alguns cuidados com:

:: alimentos picantes e com temperos muito diferentes;

:: alimentos que engasgam (nozes, castanhas etc, preparações com palitos ou espinhos);

:: excesso de doces: evite oferecer as guloseimas que os adultos estão beliscando (se a criança quiser ela vai pedir e assim você pode oferecer uma quantidade pequena). Deixe frutinhas picadas para ela beliscar;

:: refrigerantes: evite ao máximo, mas a criança precisa de outras opções, então planeje em suas compras o suco para as crianças;

:: cuidado com alimentos que ficam por muito tempo fora da geladeira, principalmente saladas com carnes desfiadas (como o salpicão), carnes com molhos, molhos de salada e preparações que possuem ovos: os adultos possuem uma capacidade maior de reagir a possíveis contaminações e que para as crianças pode agravar;

:: as crianças possuem horário para se alimentar, mesmo que nessa idade eles possam ser mais flexíveis, é interessante deixar algo separado para evitar que se encham com belisquetes e não se alimentem;


:: caso o número de crianças seja grande, uma opção é montar um cardápio ou algumas refeições para elas, mais leves e simples: frango assado, arroz, farofa e saladinha, por exemplo;

:: se você não possui crianças em casa, mas vai recebê-las, é interessante conversar com a mãe e o pai delas e adequar o ambiente à alimentação infantil (muitas vezes os pais levam as refeições dos filhos, mas é de muito bom gosto seguir as dicas acima ;)

:: se a família tiver tempo e disposição pode também criar uma receita para as crianças ajudarem e depois repartirem com a família toda!

_______________________________________________________

Papai Noel de Chantilly




• chantilly

• morangos

• framboesas

1. Lave os morangos, retirando o cabinho e as folhas. Para criar a base, faça um corte horizontal na parte mais larga da fruta.

2. O rosto, barba e cabelo do Papai Noel é feito com o chantilly, colocando uma generosa faixa branca ao redor da ponta da fruta.

3. Para fazer o gorro, basta colocar uma framboesa no topo ou usar um pedaço de morango.

4. Os olhos e o nariz podem ser feitos com chocolate granulado ou em bolinhas.

Atenção: essa receita, mesmo sendo à base de frutas, possui açúcar e industrializados, por isso é uma receita que deve ser elaborada apenas em momentos de festividades e não é apropriada para o dia a dia.

E os famosos biscoitinhos de forno para as crianças, já publicado aqui e que fazem o maior sucesso!

Feliz Natal! Feliz Ano Novo! Muitas energias de amor, saúde e paz para toda sua família!