Foto: David Barkan

Êba! Tem estreia de colunistas novas Na pracinha :)
Como esta praça incentiva sempre o brincar, estamos muito felizes em contar com as meninas do Massacuca {Graziella e Renata} para compartilharem ideias de brincadeiras simples, criativas e que permitam uma infância livre <3

“Massacuca é o projeto de duas mães que acreditam na riqueza de um brincar simples, feito com afeto e objetos do dia a dia. Mas também capaz de oferecer um imenso aprendizado e conectar adultos e crianças. Nasceu do prazer que sentimos em fazer atividades em casa, com nossos filhos. Aqui compartilhamos nossas descobertas registrando atividades de um modo livre, sem resultados planejados e respeitando a espontaneidade de cada criança. Convidamos você para brincar com a gente.”
Vamos brincar? Aproveitem e já add o Massacuca no favoritos ;)
Flávia & Miriam
…………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Que tal deixar a hora do banho mais divertida e colorida? Com apenas alguns pedaços de celofane é possível criar peças para brincar e montar lindos desenhos. Basta cortar algumas formas geométricas no papel celofane usando diferentes cores e colocar em um recipiente que possa ser levado ao banho. Deixe que os pequenos grudem os pedaços de papel na parede ou no vidro molhado e pronto! Com a umidade as peças colam e deslizam com facilidade, permitindo que as crianças criem desenhos e sobreposições.

É tão divertido que para os nossos filhos de dois anos brincar só durante o banho não é o suficiente. Montamos então um kit com um punhado de formas e um borrifador de água. Faz um sucesso enorme! Dá para brincar nas janelas criando lindos vitrais, nas paredes da cozinha enquanto as mamães preparam o almoço, no espelho do quarto e até na porta do armário. Usar o borrifador é uma grande diversão e os meninos sempre fazem novas descobertas durante as brincadeiras. Perceberam que o celofane só gruda se a superfície estiver molhada, que é possível enxergar colorido através do papel transparente e que juntando vários pedaços surgem lindas sobreposições formando novas formas e cores.

Foto: David Barkan

Foto: David Barkan

Foto: David Barkan

DICA

É possível criar muitos desenhos usando formas geométricas. Que tal montar um cenário diferente em cada brincadeira?

SEGURANÇA


:: Como em qualquer atividade que envolva água, certifique-se de que o local está preparado para evitar escorregões no piso molhado.
:: Evite deixar pedaços muito grandes de papel. Colocar o celofane nos olhos pode ser muito divertido mas preste muita atenção para que o papel não cubra o rosto todo da criança.
:: Não deixe as crianças brincando sozinhas, é preciso a supervisão de um adulto.

PRINCIPAIS ESTÍMULOS

:: Visão e tato.
:: Concentração.
:: Coordenação motora.
:: Raciocínio lógico. Criar desenhos e sobreposições usando formas geométricas é um ótimo exercício.
Imaginação. A cada cenário, a criança pode criar uma nova história.
:: Linguagem. Para os mais novos, a atividade pode ser usada para introduzir o nome das formas geométricas e das cores.


PREPARO e BAGUNÇA

:: Muito fácil de fazer e de limpar.
:: Depois da atividade espere o celofane secar e guarde os recortes no meio de livros ou revistas. Pode ser usado diversas vezes.