Nas últimas décadas, nosso país passou por inúmeras mudanças que alteraram nossa forma de viver: a mulher no mercado de trabalho, evolução da medicina, automatização dos trabalhos, tecnologias em alimentação e outros que refletiram em nossa rotina, principalmente alimentar.

O Guia Alimentar para a População Brasileira apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre a alimentação dos brasileiros que objetivam promover a saúde das famílias, tanto em cada casa como socialmente: escolas, órgãos de saúde e comércio.

Nele encontramos:

:: O conceito de alimentação e alimentação saudável, nutrientes e sua relação com nossas dimensões culturais e sociais.

:: Recomendações sobre a escolha dos alimentos: como ter uma alimentação saudável diante de tantas opções, quais as melhores escolhas.

:: A combinação dos alimentos gerando refeições saudáveis também de acordo com nossa cultura alimentar.

:: Os aspectos sensoriais e aproveitamento dos alimentos.

:: As dificuldades à adesão de recomendações saudáveis e as formas de contornar essas situações e superar os desafios de maus hábitos alimentares.

Então, considerando os múltiplos determinantes de nossa rotina alimentar, o guia vem para facilitar a prática da nossa alimentação no dia a dia e reforça a importância para saúde em curto e longo prazo de escolhas bem feitas.

Você já conhece? Veja aqui:


A escola do seu filho tem essa orientação? E o consultório do pediatra? São informações valiosas de promoção da saúde para todos.