Que tal descobrir o que acontece misturando amarelo e vermelho?
Foto: David Barkan

Brincar de cozinhar e atividades com água fazem um enorme sucesso entre as crianças. Que tal juntar os dois e convidar os amigos para preparar uma deliciosa sopa de flores ao ar livre? É a brincadeira perfeita para os dias quentes de verão!

Leve para uma praça ou quintal alguns utensílios de cozinha, uma panela grande e bacias. Para propor a atividade sem desperdiçar muita água, encha apenas algumas garrafas e faça a brincadeira com aquela quantidade. Para deixar mais divertido, coloque algumas gotinhas de corante de alimentos em cada uma e invente líquidos coloridos para incrementar a receita. Convide as crianças para passear pelo jardim e encontrar flores, folhas, matinhos e pequenos gravetos, eles serão os ingredientes secretos da sopa. E vamos cozinhar!

No dia em que fizemos a brincadeira com a nossa turminha, bastaram alguns segundos para todos entrarem no faz de conta. Logo começaram a colocar os ingredientes no caldeirão, a misturar tudo e a fazer comentários divertidos:
– Essa flor parece uma banana!
– Vou fazer uma sopa de bolo de aniversário.
– Falta uma pitadinha de sal.
– Essa água tem cor de monstro!

De fato, com a mistura das cores, a água foi ficando escura e sem cor definida, o que não atrapalhou a brincadeira. A medida que o caldeirão ficou cheio, a diversão passou a ser trocar a água de lugar. Tira daqui e coloca ali, sai da bacia, vai para a caixa de plástico, volta para o caldeirão, passa por duas bacias, enche a garrafa, esvazia… e todos ajudando e participando. Assim foi por um longo período! Só depois de muito brincar é que as crianças começaram a se aventurar em jogar a água para fora das bacias… e umas nas outras, é claro! E corre para tirar as roupas e liberar a bagunça!

DICAS 
:: Atividades em locais públicos atraem outras crianças. Deixe que todos participem, mas antes converse com o adulto que está acompanhando e explique a brincadeira.
:: Leve sempre material extra para os novos amigos que podem querer participar.
:: Leve toalhas e uma muda de roupa.

PRINCIPAIS ESTÍMULOS 
:: Tato e visão.
:: Coordenação motora. Utensílios de cozinha são ótimas ferramentas para desenvolver a coordenação motora. Proponha recolher as flores e folhas com pegadores de salada. É muito divertido!
:: Imaginação.
:: Concentração.
:: Linguagem. Nas brincadeiras coletivas crianças ampliam seus repertórios de fala.

SEGURANÇA
:: Brincadeiras ao ar livre são uma delícia! Mas fique atento ao sol e não esqueça de usar protetor solar.
:: Lembre-se de oferecer água para as crianças durante toda a atividade. Elas costumam esquecer da sede quando ficam entretidas.
:: Brincadeiras com água precisam de muita atenção! Jamais deixe as crianças brincando sozinhas.
:: Escolha utensílios totalmente seguros, que não apresentem nenhum perigo.

PREPARO E BAGUNÇA 

:: Preparo moderado. É preciso juntar todo o material e escolher um local adequado para a brincadeira.
:: Bagunça moderada. Apesar da brincadeira fazer bastante bagunça, por ser ao ar livre fica mais fácil secar a água. Não esqueça de recolher todo o material! Não deixe restos de folhas e flores em bancos ou mesmo no chão.

A cozinha foi pra pracinha ;)

Cozinha preparada para a bagunça
Foto: David Barkan

Mamãe ajuda a picar os temperos e os pequenos treinam como usar a tesoura
Foto: David Barkan
Cozinha cheia e animada. E a brincadeira durou um tempão!