Um novo ano chegou e com ele muitos anseios e desejos, principalmente, das mamães. Medir decisões, avaliar atitudes, pesar opções, planejar ações sempre considerando os filhos e os possíveis impactos no núcleo familiar. E é assim em todas as famílias. Como a maternidade é um exercício constante de aprendizado, e como sabemos que nós, vocês e tantas outras mamães aproveitam a época para pensar nos projetos de 2015, convidamos leitoras para nos contar sobre as expectativas para esse novo ano, especialmente em relação à família. Perceba que no final das contas, somos todas muito parecidas, não é mesmo? Inspire-se e faça um 2015 diferente, principalmente, tendo um feliz ano todo ;)
“Delícia pensar no ano que está por vir. Encher o coração de pensamentos e atitudes positivas.
Os meus objetivos continuam os mesmos, porém em um grau maior: tempo para a minha família; tempo pros amigos; trabalho dobrado; criatividade triplicada; sucesso em tudo que acredito e colocar a mão; muita saúde para conduzir todos os objetivos; boas doses de leveza para conseguir tocar tudo com sabedoria. Venha 2015! Estamos na expectativa!!! =)”
Val Gonçalves, mãe da Nina (3 anos)


“Meu desejo é que 2015 seja um ano maravilhoso para as mulheres. Que consolidemos nossos direitos, ampliemos a sororidade, estejamos sempre com as mãos estendidas umas para as outras.”
Gabi Sallit, mãe do João e do Francisco e blogueira do Dádádá

“O convite para falar sobre as minhas expectativas maternas para 2015 
vieram a calhar porque confesso que ainda não havia parado para 
fazer essa reflexão (que sempre considerei tão importante!). 
Em 2015 quero dormir! É sério, gente. A minha filhota ainda não dorme 
(1 ano e 3 meses) quase nada e eu estou no mesmo ritmo. PRECISO conseguir 
melhorar a qualidade do sono dela para manter a paz familiar. Pretendo também me 
aprimorar no quesito mãe equilibrista. Já vivo equilibrando o tempo,
 as prioridades e as tarefas. Mas as coisas ainda estão capengas, 
um ou outro vive esquecido por aqui, pretendo melhorar nisso (alguma dica?). 
Ano que vem ela entra para a escolinha e sei que vai tirar de letra, 
mas vou precisar preparar bem meu coração de manteiga porque vou sofrer horrores. 
Além disso vai passar pelo famoso terrible two e preciso estar preparada para lidar 
com essa fase da melhor forma possível. No mais quero manter a cultura de carinho intenso e proximidade que vivemos nesse ano. Muitos beijinhos, carinhos, brincadeiras e sorrisos! ;)
Bel Ornellas, mãe da Clara e blogueira do Casando em BH

“Que 2015 venha leve e despojado! Mais leveza no coração e no tratar, mais despojamento no falar, no vestir, no agir! Que 2015 venha novo e criativo! Novas formas de lidar com os filhos, de administrar este tempo louco, criativo para dar um bote nesta rotina e renovar a relação familiar!
E que prevaleça sempre o amor! Juntinho com o bom humor! Que 2015 venha cheio de graça! E de praça! É o que espero deste novo ano para todas as famílias do Na pracinha!”

  
Monica Barreto, mãe do Gabriel, do Antônio, da Joana e da Camila
“Que durante o próximo ano eu tenha muita paciência e equilíbrio para cuidar e educar uma criança com toda energia dos seus 4 anos. Que além da minha conversa, meus exemplos sejam bons o suficiente para que ela cresça como uma pessoa do bem e para o bem. Que venha 2015!!!!”

Andrea Fregnani, mãe da Alice

“Em 2015 vamos viver uma nova aventura em família. Iniciaremos o doutorado no exterior. Nosso pequeno vai conosco. Então, nesse próximo ano, desejo que a união e a harmonia estejam presentes e fortes. Junto com o nosso Amor, claro! <3”

                                 

Bruna Christofaro, mãe do Bernardo
“Que 2015 seja repleto de pés no chão, escorregas em gramas, pique esconde em casa, piqueniques em praças e parques. Que Beatriz se torne princesa, bailarina, professora, até mamãe tal como manda sua imaginação. E eu vire criança, príncipe e até sua filhinha! Que o papai, escolhido por ela, participe, cada vez mais, desses momentos doces e encantadores. E o amor seja o centro de tudo! Feliz ano novo a todas as mamães que exercem esse papel com leveza… isso faz toda a diferença!”

Luciana Rocha, mãe da Beatriz
“Quero, em 2015, fazer tudo que deixei de fazer em 2014. Nossa família ganhou mais um integrante, o Zé, outro menininho lindo cheio de energia e alegria para compor o nosso trio de rapazes. A chegada inesperada do nosso pequeno nos impôs mudanças de planejamento. Alguns tiveram de ser adiados e outros, simplesmente, abandonados com o passar do tempo. O Zé, na verdade, nos proporcionou uma mudança de perspectiva de vida. Com ele, tenho aprendido, depois de 40 anos e outros dois filhos, que planejar, nem sempre faz bem. Especialmente para alguém perfeccionista como eu. O Zé ensinou-nos a ser mais leves. Por isso, eu quero mais leveza em 2015. Mais vale o sorriso contagiante dos meus filhos.”


Ludymilla Sá, mãe do João Lucas, Davi e José Henrique

“Em 2015 quero continuar envolvida com o crescimento de minha filha, vivenciando intensamente cada etapa! Poder vê-la aprendendo e absorvendo cada vez mais do mundo nessa magnífica jornada que é a infância!”
  
Juliana Massimo, mãe da Clara
“2015 será a minha oportunidade de reinventar a maternidade e descobrir como é ser mãe de dois. 2014 antes de partir me deixou um lindo pacotinho rosado com pouco mais de 3kg, acompanhado de uma ‘big sister’ um pouco enciumada e prestes a aprender como dividir pra multiplicar nossa felicidade. Espero do novo ano muita disposição e alegria para os desafios que virão, e, claro, mais passeios em família pra gente curtir o simples, o belo e o bom deste mundão! Amor, saúde e paz pra todos nós!”
Thais Alencar, mãe da Bia e do Gabriel

“2014 foi um ano muito difícil para nós, intenso e com muitas expectativas frustradas. Por isso, a meta para 2015 é não ter expectativas… Queremos ser livres para desfrutarmos das tantas bênçãos que Deus tem nos dado, vivendo cada dia como se fosse o único, nos esforçando apenas para manutenção do amor e felicidade na nossa família.”

Danielle Flaviano, mãe da Marilia
“Em 2015 espero praticar ainda mais a arte de ser paciente e tolerante! Agora, preciso dividir o tempo , o carinho, a dedicação, a educação, as brincadeiras, tudo em dobro! Achei que ser mãe de segunda viagem seria mais fácil! Rs… Quero estar mais presente na vida delas desfrutando e curtindo as coisas simples da vida!”
Luciana Socorro, mãe da Ana Clara e da Clarice

……………………………………………..

Anseios compartilhados na fan page
  “Poder aproveitar melhor cada segundo ao lado da minha filha”
Daniela R. Castro
“Espero ter a oportunidade de conhecer e curtir juntinho com meus filhos TODAS 
as pracinhas e Parques indicados aqui no ” Na Pracinha”! “
Cida Sampaio
“Que nossos filhos sempre tenham saúde e muita alegria em cada momento que pudermos
 brincar lá fora!”
Patrícia Magesty Vieira 
 “Que os sonhos de seus filhotes se tornem realidade, que o amor e a proteção estejam sempre presentes. (…) Feliz 2015 para todas as mamães, principalmente as novatas, porque é bem complicado, inseguro, preocupante, e depois verão: como foi fácil!”
Cleria Santos Campos 
 “Ter muito mais tempo e oportunidades para levar meu pequeno pra brincar pelas pracinhas afora.”
Patricia Paixão
“Antes de brincar muito e vivenciar a infância nos nossos “Encontros das pracinhas 
e dos parques….Desejo um país melhor! Mais humano, solidário,fraterno, 
seguro e inundado de muito amor!”
Cristiane Jovina
Que em 2015 eu possa aprender com a minha filha a ser mais leve, se pintar mais e se importar menos, curtir cada sorriso, viajar em cada história e praticar muita filhoterapia. Quem sabe virá até um novo ser para colorir ainda mais a nossa família e navegar pelo mundo da segunda gravidez.”
Laiane Albuquerque Fernandes
“Espero muita saúde e noites de sono maravilhosas para toda a família! Quem é mãe de 
dois sabe do que estou falando!”
Renata Lima Fortes Caixeta

“Eu desejo que tudo aquilo que minhas filhas aprenderam de errado no ano de 2014, 
que nem com toda experiência materna do mundo conseguimos retirar, seja esquecido 
nos primeiros segundos de 2015!” 
Rita Alcântara
“Mais tranquilidade porque 2014 foi punk!”
Renata Tavares
“Brincar muito lá fora com pessoas queridas e especiais”
Lilian Marçal
“Poder passear mais com minha filha lá fora…”
Juliana Couto
“Mais tempo (de qualidade) com meu filhote!”
Talyta Andrade
……………………………………………..

Os nossos desejos também não poderiam faltar ;)



“O que eu desejo para 2015? Espero ser a melhor mãe possível 


para as minhas filhas, sem muitas cobranças por uma perfeição inatingível. 
Quero uma vida mais leve: mais risadas, mais brincadeiras, 
mais família, mais vida off-line, mais pé no chão (ou na grama). 
Ah, quero um feliz todo ano ;)”

                                     

Flávia Pellegrini, mãe da Cecilia e da Olivia
“Em 2015, espero brincar mais – com a família, os amigos, os vizinhos, os colegas.
Quero ter a alma mais leve. Quero respirar mais. Quero ampliar a paciência e multiplicar a sabedoria – os dois itens mais importantes nesta nova fase que irá se iniciar: a chegada de mais um pequeno na família – teremos a partir do ano novo um casalzinho para encher a casa de alegria, para passear bastante lá fora. Seja bem-vindo, Raul, seja bem-vindo 2015!”

Miriam Barreto, mãe da Sara e à espera do Raul