Chega um momento na vida da criança que ela já faz praticamente tudo sozinha,escolhe e troca a roupa, vai ao banheiro e se limpa, até ajuda nas tarefas de casa, mas, tem uma coisinha que costuma precisar de uma forcinha a mais dos pais: amarrar os sapatos!

Nesta fase, é comum a própria criança demonstrar estar incomodada por não saber fazer sozinha e por ver alguns amiguinhos já amarrando o tênis rapidinho. Por volta dos 5 ou 6 anos a criança já está apta a realizar esta atividade de vida diária, pois já desenvolveu bem a sua habilidade e coordenação motora fina.  Se o laço fica ou não bem feito, não é importante nesse momento. É preciso ter paciência, respeitando o tempo de cada um, pois algumas crianças podem ter um pouco mais de dificuldade do que outras, o que não necessariamente significa algum problema na coordenação motora. Esta é uma atividade que exige habilidade bimanual, noção espacial, percepção visual e sequenciamento.

O site já compartilhou uma ótima dica de treino muito divertido. Faça um desenho de um sapato ou tênis com os buraquinhos e passe um cadarço. A criança visualiza melhor a atividade e como está brincando não percebe que está treinando e não se sente pressionada.

Usar cadarços de cores diferentes também ajuda na diferenciação e no processo de aprendizagem.
Outra dica é brincar de alinhavo pra criança brincar. É um bom exercício para preparar a criança para essa habilidade!

 
Não importa quantas vezes será necessário repetir. Repetir faz parte do processo e vale sempre dar um reforço positivo (muito bem! Parabéns, você está conseguindo!) para incentivar e motivar o seu filho.