Olá Mamães e Papais, tudo bem?

Hoje eu vim trazer dicas de aplicativos super úteis para quem tem um bebê em casa.
Dei preferência para os com conteúdos que me chamaram atenção em termos de estimulação sensorial, cognitiva e cuidados com o sono.

Vamos à lista de sugestões:

1. Natura Mamãe e Bebê:
O aplicativo ensina uma massagem inspirada na Shantala para estimular o vínculo entre a mãe e seu bebê. O legal é que a massagem é ensinada através de videos que estão separados pelas partes do corpo.
Disponível para IOS

Baby Sign and Learn

2. Baby Sign and Learn
Ajuda os pais a ensinar os bebês a se comunicar por gestos. Achei isso sensacional. A comunicação entre pais e bebês através de gestos facilita muito a compreensão de ambas as partes e fortalece o vínculo, além de estimular áreas do cérebro relacionadas à linguagem e comunicação. O programa inclui vídeos animados de demonstração e um questionário interativo, além de cartões de memória coloridos. Conta com mais de 300 sinais. O aplicativo infelizmente não tem versão em português. Mas acho que mesmo quem não fala inglês pode usufruir.
Disponível para IOS

3. Cry Translator
Tem como objetivo ajudar a identificar o motivo do choro do bebê, por meio do volume e do tom, e sugerir dicas para acalmá-lo. O Cry Translator se baseia em cinco causas principais: fome, sono, estresse, irritação e tédio.
Não é exatamente um aplicativo de estimulação, mas eu gostei muito da ideia dele e acho que pode ser muito útil especialmente para mamães de primeira viagem, principalmente por causa das sugestões que ele dá.
Veja no link

4. Baby Sleeping Wonder – Einschlafwunder
Traz sons que ajudam o bebê a dormir: onda e batimentos cardíacos, chuva e batimentos cardíacos ou simplesmente um secador de cabelo ou máquina de costura.
Estes sons estão relacionados aos sons que o bebê está acostumado a ouvir quando está na barriga da mãe, por isso acredita-se que ao ouvi-los o bebê dorme com mais facilidade. Nos reviews que li, as mamães estão muito satisfeitas com esse aplicativo.
Veja no link

Hora do sono

5. Hora do sono Jonhson’s Baby
Traz várias opções de sons que ajudam o bebê a dormir. A própria mãe monta a combinação de sons que quer colocar e por quanto tempo. Além disso, tem uma sessão de músicas de ninar, banho, massagem e dicas do dr. Carneiro. Vem com vídeos explicativos.
Disponível para IOS

6. Baby Bright
Traz um conjunto de módulos de desenvolvimento infantil, composto por padrões de alto contraste específicos por idade para estimulação visual cortical em crianças (0-3 meses, 3-6 meses, 6 meses +) e cartões de memórias de letras, números e formas. Gostei principalmente porque vem com as faixas etárias separadas.
Disponível para IOS

7. Estimulação Visual para Bebês
Contém, num formato de cartão didático, imagens com um elevado contraste especialmente desenvolvidas para recém-nascidos e crianças, que oferecerem estímulos visuais. Também pode ser utilizado com crianças com problemas visuais, para as ajudar a diferenciar entre imagens de primeiro e segundo plano.
Os pais podem selecionar as músicas de que gostam ou escolher aleatoriamente. Desta forma, fazem estimulação visual e auditiva. Além disso, podem gravar a sua própria voz e  ler as palavras que querem ensinar aos seus filhos, até 40 palavras. E têm a opção de mostrar apenas palavras, apenas imagens ou mostrar palavras e imagens simultaneamente.
Disponível para IOS

8. Cause and Effect Sensory Light Box
Foi desenvolvido para crianças com autismo, distúrbios de aprendizagem e distúrbios sensoriais. No entanto, o fato de estimular a relação causa e efeito e trazer a descoberta de sons relacionados a imagens, ao meu ver, é útil para todas as crianças.
Disponível para IOS

Topam experimentar esses apps e depois contar pra gente aqui no blog a sua opinião?

Beijos,

Mari