Hoje em dia existem vários produtos no mercado que possuem como ingrediente os probióticos: iogurtes, leite fermentados, cápsulas e sachês.

Mas o que são probióticos? São microrganismos vivos que, quando ingeridos em determinado número, exercem efeito benéfico na microbiota intestinal.

Efeitos: melhora a absorção de nutrientes (um intestino desregulado quase não absorve os nutrientes necessários), melhora a digestão da lactose (interessante para intolerantes a lactose), tem efeito ótimo em episódios de diarreia, ajuda a diminuir o colesterol e a regular o funcionamento do intestino.

Para um produto ser considerado probiótico, ele deve possuir, por porção de consumo: 10-9 UFC/g (Anvisa) para ter um efeito no organismo. Seu consumo deve ser, preferencialmente, diário.

Ao adquirir um alimento com característica de probiótico, além de observar o teor de microrganismos, é importante observar o teor de açúcares. Normalmente, esses produtos contêm muito açúcar, não sendo recomendados para crianças de menos de um ano de idade (ideal a partir de dois anos de idade).

Crianças a partir de um ano de idade podem consumir o probiótico feito em casa mesmo!

Receita de Probiótico:

Ingredientes:
Água (500 ml);
Fórmula infantil (equivalente à quantidade de água);
1 colher de chá de agar agar;
Meio envelope de fermento próbiótico (BioRich é uma marca confiável).

Como fazer:
Misturar a água e a fórmula. Separar metade dessa mistura e aquecer com o agar agar (deve ficar bem quente). Acrescentar o restande da mistura de água e fórmula. Adicionar meio envelope de fermento probiótico. A mistura final deve ficar morna. Aguardar por 5 horas em temperatura ambiente (é importante manter morno: pode colocar em bolsa térmica ou garrafa térmica). Está pronto! Armazenar em geladeira para ser utilizada no dia a dia. Dica: bater com fruta fica uma delícia!

Incluir o probiótico na alimentação da família só traz benefícios para todos!