Somos encantadas e super entusiastas do projeto Território do Brincar, uma co-realização dos documentaristas Renata Meirelles e David Reeks com o Instituto Alana, que pesquisa a cultura da infância buscando o olhar da criança e seu jeito de brincar. Os registros originaram um longa metragem, que chega a Belo Horizonte hoje, 04/06 (também entrará em cartaz em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Salvador, João Pessoa e Santos) – já sentimos um misto de felicidade e ansiedade pela estreia :)

O casal de documentaristas percorreu o Brasil registrando, descobrindo e observando brincadeiras de crianças – seja em comunidades rurais, indígenas, quilombolas, litorâneas, metrópoles e sertões. Esta produção é fruto de 21 meses de viagem por uma vasta geografia de gestos de crianças das mais diversas realidades brasileiras, para encontrar caminhos por dentro de todos nós. O longa metragem assume o brincar infantil como narrativa que sustenta uma história na íntegra. O documentário, ao colocar como protagonista os gestos das crianças, apresenta uma nova perspectiva da infância que foge desse olhar “cansado” dos adultos. Através das brincadeiras as imagens procuram reconstruir um retrato humano que diz respeito a arquétipos e a um inconsciente coletivo.

Durante a viagem, uma ideia recorrente começou a aparecer nas falas dos adultos: “criança de hoje não sabe mais brincar”, mas olhando de perto, os diretores perceberam um descompasso. “Queremos comunicar ao mundo que, ao contrário do que quase todos os adultos pensam, as crianças brincam, sim. Esse mantra é um reflexo claro de que não sabemos mais olhar a criança”, explica Renata Meirelles.

A trilha sonora do filme é do talentoso grupo Uakti, e os produtores do longa são os mesmos de Tarja Branca (saiba mais aqui) e Muito além do peso.

Assim que assistirmos, voltamos aqui para falar mais sobre o que mais gostamos – brincar! Enquanto isso, que tal conhecer um pouco mais do projeto assistindo ao trailer oficial?

Salas 
Fonte: Território do Brincar