Nos dias que antecederam a chegada do meu segundinho, andei pensando muito em como entreter a primogênita depois que ele chegasse, buscando estratégias para minimizar o ciúme que inevitavelmente iria aparecer.

Descobri, então, o conceito das Busy Bags. Achei fantástico e bem útil. Trata-se de saquinhos, normalmente com fecho tipo Zip, que apresentam elementos surpresa propondo atividades para serem realizadas pelas crianças por conta própria, durante pouco espaço de tempo. Ideal para os momentos da amamentação, por exemplo, quando os pequenos querem nossa atenção e ficamos divididas.

Além de ocupar o tempo, as busy bags também ajudam no desenvolvimento das crianças, que podem se entreter sem necessariamente ficarem grudadas na TV ou tablet.

O interessante é ter várias opções diferentes e usar cada uma apenas durante o período necessário, guardando depois para o próximo “momento mamar”.


Agora, legal mesmo, é que essa proposta vem junto com o conceito das Busy Bags Swap. Encontramos muito dessa ideia com mamães crafteiras americanas, mas não observamos por aqui. São as trocas de Busy Bags. Acontece que normalmente as busy bags são tão simples e baratas de serem feitas, que compensa as mamães montarem mais de uma unidade de uma vez e trocar com azamigas :)

Veja abaixo algumas ideias diferentes – note que há atividades para os menores e para os maiorzinhos também. Se você curtiu a ideia, que tal propor para as conhecidas mamães que têm filhotes na mesma faixa etária?

E também dá para adaptar essa ideia para os nossos passeios, é perfeito, o tipo de estratégia que nos salva naqueles momentos de ansiedade infantil. Pode ser montada uma malinha com vários Busy Bags, formando um Kit completo que pode ser levado para a pracinha, para o pediatra, para a casa da vovó, para o restaurante, para a viagem, é só adequá-lo para cada ocasião.

Vale joguinhos, revistinhas, livros, desenhos para colorir, massinhas, dedoches. Que tal experimentar?

As atividades, cada uma em seu saquinho
Para os menores, concentração para passar a corda entre as argolas
 (feitas com aquelas espaguetes de piscina cortadas)

Ou para encaixar as rolhas no meio delas

Apenas fixar as bolinhas em cada cor

Para os que estão aprendendo as cores
Um quebra cabeça bem fácil de fazer

Que pode até ter uma foto especial
Para os que estão aprendendo as primeiras palavras

Os limpadores de cachimbo são diversão certa para tentar acertarem as formas desenhadas

Acertando as tonalidades das cores

Macarrão colorido – cada um no seu potinho

Divisão por cores com as miçangas

Para os menorzinhos – encaixar as bolinhas na boca do palhaço (ou no furinho de qualquer outra caixinha)

Aprendendo as primeiras palavrinhas

Palitinho com ímã – que pode ser usado de propagandas de delivery.
Basta fixar os ímãs de cada cor correspondente

Aprendendo as letrinhas

Fazendo contornos caprichados
Procurando as ilustrações – exercício de concentração