Nossa geladeira possui vários compartimentos e alturas que não são por acaso. Existem alguns cuidados e formas de acondicionar os alimentos que aumentam sua vida útil e facilitam nossa vida.

Você sabia?

:: As áreas da geladeira possuem temperaturas diferentes e estão relacionadas com o tipo de alimento que devem ser colocados em cada local;

:: Os ovos devem ser guardados dentro da geladeira para evitar rachaduras na casca e variação de temperatura, que podem ser fontes de contaminação;

:: Latas abertas não podem ser colocadas em geladeira, pois podem enferrujar e contaminar o alimento;

:: Podem ser utilizados potes plásticos, sacos plásticos e potes de vidro para armazenar os alimentos. Se o alimento for armazenado em sua embalagem original (biscoito, macarrão, latas de refrigerante, caixa de leite, por exemplo) é interessante higienizar antes e se já estiver aberto vedá-lo também (com grampinhos ou fita durex);

:: Quanto menos abrimos a geladeira, menos haverá variação de temperatura: os alimentos têm maior durabilidade e a conta de luz será mais baixa.

   

Onde guardar cada alimento?

:: Prateleiras superiores: Alimentos cárneos (presunto, carnes), massas frescas e pratos já prontos (sobras para serem utilizadas em no máximo 72 horas). Sempre que for utilizar alimentos prontos após 72 horas depois do seu preparo, eles devem ser congelados (os peixes devem ser mantidos no máximo 24 horas na geladeira).

:: Prateleiras intermediárias: laticínios (leite, queijo, iogurte, creme de leite, requeijão), molho de tomate, tortas doces e sucos naturais.

:: Porta: latas, água, geleias, temperos prontos (maioneses, mostarda, alho, por exemplo).

:: Gavetão: frutas, legumes e folhosos. Se os folhosos estiverem embalados, sua durabilidade é maior pois evita a perda de água (é interessante para facilitar: lavá-los, sanitizar com água sanitária ou produto próprio e acondicionar em potes ou sacos plásticos). As frutas inteiras devem ser colocadas em geladeira se precisarem de um tempo maior de armazenamento (a família que compra maior quantidade para mais dias, por exemplo). Caso contrário, podem ser lavadas, sanitizadas e deixadas em temperatura ambiente (à vista). Alguns legumes duram bem em temperatura ambiente (cebola, abóbora, batata, abobrinha, chuchu etc) e só será necessário acondicioná-los em geladeira se o tempo de utilização for maior.

:: Nunca coloque alimentos muito quentes na geladeira, pois irão aumentar significativamente a temperatura interior, alterando a temperatura dos outros alimentos e também forçando o motor a retornar à temperatura ideal. O melhor é esperar o alimento esfriar um pouco, distribuindo em porções menores e assim levar para a geladeira.

:: Muito importante também para evitar perdas é sempre colocar os alimentos que estão vencendo na frente. Por exemplo: na compra de dois tipos de iogurte, deixe os que estão com vencimento próximo à frente do outro que vai vencer depois.

:: Sempre tampe os alimentos antes de guardar para evitar que os cheiros se misturem e se percam.

Com esse tipo de organização, conseguimos melhorar a utilização da geladeira, aumentar a durabilidade dos alimentos, evitar perdas e economizar energia!