O mundo moderno trouxe muitas facilidades para as famílias: eletrodomésticos com várias funções, alimentos prontos e industrializados, restaurantes de fácil acesso e muita informação. As consequências dessas mudanças foram muitas, ajudaram bastante em nosso dia a dia, sem dúvida, mas trouxeram consigo também alterações em nossos hábitos de vida e, um deles, foi a questão do sedentarismo X excesso de alimentos calóricos, que resultou em crianças acima do peso.

Primeiramente, ao determinar que uma criança está acima do peso, é necessário um diagnóstico profissional que leva em consideração vários fatores (desde clínicos a familiares). Constatando essa situação, é muito importante que a família se conscientize que os resultados só serão positivos se houver envolvimento de todos (família, empregados, escola etc). E sempre sob orientação de um profissional qualificado.

Quando estou no caminho errado? Algumas ações nesses casos, não só pioram o quadro, como também não surtem efeito a longo prazo, portanto, não devem ser utilizadas, como:

– dieta restrita: reduzir consideravelmente a quantidade da alimentação da criança;

– dieta proibitiva: proibir negativamente certos alimentos ou grupos de alimentos;

– substituição não saudável: substituir refeições da criança por shakes ou outros;

– associação: associar certos comportamentos da criança a restrição ou liberação de alimentos;

– individualidade negativa: separar alimentos diferentes da família para oferecer à criança.

Se você ou sua família está utilizando alguns desses métodos com o objetivo de perda de peso deve parar imediatamente. Essas ações, além de não surtirem efeito a longo prazo, podem trazer risco nutricional e psicológico para a criança.

Para se obter um resultado positivo, a única maneira continua sendo a educação alimentar e nutricional, por meio da qual a família se compromete a mudança de hábitos e todos saem ganhando: fazer substituições saudáveis, aprender o melhor jeito de preparar os alimentos e fazer escolhas conscientes. Só conseguimos fazer o certo quando obtemos conhecimento, sendo assim, é importante a procura de um profissional capacitado.