Feriado está aí: ah, que delícia para as famílias que estão conseguindo tirar uns dias para curtir e viajar!

E como fazer com a alimentação das crianças fora de casa?
Para as famílias que optaram por viajar de carro, alguns cuidados devem ser observados ao fazer lanchinhos na estrada. Procure locais que possuem visivelmente maior higiene e estrutura. Evite quaisquer lanchinhos com carnes (moída, frango desfiado), embutidos (presunto, mortadela, salsicha), ovos, peixes e derivados. É bom evitar também molhos prontos, saladas cruas (como folhosos), patês caseiros, iogurtes e sucos de frutas que não forem preparados na hora.

Quais opções então?

:: a família pode levar de casa lanches seguros como: pão de queijo, pãozinho com manteiga e queijos pasteurizados, frutas inteiras (maçã, pera, banana, uva, por exemplo), frutas secas, biscoitos de aveia, bolo simples (sem recheio e cobertura). Para beber: água gelada, sucos concentrados ou chá. Se alguma criança consumir mamadeira, leve o leite em pó para ser misturado na hora do consumo. Sempre acondicione os alimentos em vasilhames próprios como bolsas térmicas e garrafas térmicas com gelo.

:: se a preferência for comprar em lanchonetes, prefira os lanches que mais se assemelham aos descritos acima e não consuma a lista dos alimentos que devem ser evitados.

Esses pequenos cuidados podem evitar as contaminações alimentares que, além de trazer muito transtorno (espero que ninguém passe pelo episódio de uma criança com vômito, diarreia e desidratação numa viagem!), podem também comprometer a saúde das crianças gravemente.