Foto: Zevendesign
Hoje o post traz a dica da ortodontista Maria Dolores Fernandes, que adora cuidar dos sorrisos da meninada. Obrigada pela dica, Doutora!

_______________________________________________

Os bebês…quantas novidades em tão pouco tempo! A cada dia uma surpresa. Aquele sorrisinho encanta a todos. Um dia aparece um dentinho, depois outro…um em cima, outro embaixo… mais encantados os papais vão ficando.

E então começam a surgir as dúvidas, como uma mamãe que recentemente questionou:
– Os dentinhos do meu bebê de 6 meses estão nascendo tortos. Quer dizer que vão ficar assim?

Nem sempre! O mais provável é que esses dentinhos vão ficar na posição adequada espontaneamente.

Então, por que os dentinhos podem nascer tortos?

Todos os dentes nascem na gengiva dos bebês na parte rosa clara. Nós, dentistas, chamamos essa parte de rebordo alveolar. Quando os dentinhos nascem, eles se posicionam na região entre o lábio e a língua no centro do rebordo alveolar. Normalmente, os dentinhos tendem a se localizar onde as forças da língua anulam as forças da bochecha e lábios, uma região de equilíbrio.

O bebê está crescendo e se desenvolvendo, novas descobertas e experiências. Com o tempo, à medida que tanto a língua quanto os lábios e bochechas fazem força contra esses dentes, eles se alinham. Assim que os primeiros dentes nascem ainda não há essa situação de equilíbrio, mas ela está sendo alcançada.

Algumas vezes, podem acontecer alterações nesse equilíbrio e isso pode levar às más posições dentárias. Há também as influências hereditárias e influências dos hábitos. Na dúvida, procure o odontopediatra e o ortodontista. Eles, com certeza, podem esclarecer.

Queridos leitores, hoje os dentinhos começaram a nascer, nas nossas próximas conversas vamos falar mais sobre os aspectos ortodônticos que às vezes geram dúvidas também.