[Foto: Patrícia de Sá]

Neste ano que termina, conhecemos praças novas e revisitamos outras tantas também. Tivemos a alegria de promover Encontros e Piqueniques em muitos deles, ocupando de uma forma linda e lúdica os espaços públicos de BH.

No decorrer da última semana, realizamos uma enquete nas redes sociais com os leitores sobre as praças/parques que mais curtiram passear em 2015. O resultado foi super bacana, principalmente, por compartilharmos da mesma opinião.

Trazemos no post de hoje, a indicação de 10 lugares que mais curtimos – nós e vocês – passearmos em 2015. Que tal aproveitar as dicas e criar seu próprio roteirinho de férias?


Parque das Águas (Roberto Burle Marx) | Bairro Barreiro

[Foto: Patrícia de Sá]

Um parque com gramado verdinho a perder de vista e várias fontes para o deleite dos pequenos. Logo pensamos: ideal para um piquenique! Reformado em 2010, o parque Roberto Burle Marx faz parte do complexo ecológico da Serra do Rola-Moça, divisa da Serra do Curral. As nascentes formam o Córrego do Clemente, afluente do ribeirão Arrudas que integra a bacia do rio São Francisco. No parque também encontramos um lago e a criançada se diverte procurando os peixinhos.

O parque também faz sucesso com os observadores de pássaros devido às inúmeras espécies que voam por lá :) Uma delas, a tiê-sangue, é considerada uma das mais belas do mundo. Também encontramos tucanos, pica-paus, sabiás, gaviões,corujas, saracuras, gambás e micos-estrela, que podem ser vistos em passeios pelas trilhas.
Centro de Educação Ambiental, anfiteatro, parquinho de madeira, quadras academia da cidade e galpões utilizados pela comunidade em trabalhos como artesanato e mercearia, além de um viveiro de plantas ornamentais também fazem parte do espaço. Pés de jabuticaba também estão por lá e são uma atração a parte.


[Foto: Viviane Lacerda]

:: Os 14º Encontro Na pracinha e 15º Encontro Na pracinha foram realizados este ano no Parque das Águas :)  

:: Quer conhecer mais sobre o Parque? Veja o post completo AQUI.

………………………………………………………………………………………………………….

Praça da Assembleia | Bairro Santo Agostinho

[Foto: Patrícia de Sá]
A praça tem projeto paisagístico de Burle Marx e é considerada a segunda maior  da cidade (33.700 m²), depois da praça do Papa. Recentemente, ela foi reformada e está su-pim-pa! Com brinquedos super legais para bebês e crianças até 10 anos, muitos banquinhos, áreas de sombras e espaço para correr à vontade. A praça voltará a ser destino certo dos passeios em família do Na pracinha <3
Iluminação de LED, três bebedouros, aparelhos de ginástica e um novo circuito de caminhada com 700m foram algumas das mudanças. O coreto foi reformado, mas mantendo suas características originais. Há também o bicicletário e novas mesas para jogos de xadrez. A praça também está muito acessível, com áreas especiais para os cadeirantes. 


[Foto: Patrícia de Sá]

:: Quer conhecer mais sobre o Parque? Veja o post completo AQUI.

………………………………………………………………………………………………………….

Parque Jacques Cousteau | Bairro Betânia

[Foto: Duorama]

Mas, o que é que esse parque tem? muito verde, muito espaço para correr, um parquinho de brincar muito legal, um projeto que presenteia aniversariantes que comemoram por lá com mudas a serem plantadas no parque e muitos frequentadores boas praças ;)

Ah, pense em jabuticabeiras! Por lá tem muitos pés, e a meninada aproveita para se deliciar. Dá para fazer trilha ecológica pela Mata, tem uma estrutura muito boa, banheiros, academia da cidade e muitos espaços para contemplação.

[Foto: Duorama]
:: Os 17º Encontro Na pracinha e o 20º Encontro Na pracinha foram realizados este ano no Parque Jacques Cousteau :)  
:: Quer conhecer mais sobre o Parque? Veja o post completo AQUI.

………………………………………………………………………………………………………….

Praça Floriano Peixoto | Bairro Santa Efigênia

Foto: Duorama

Entre as mais de 700 praças de Belo Horizonte, a Praça Floriano Peixoto, ou Praça do Quartel, como é
conhecida, destaca-se pelo lindo paisagismo, boa estrutura e conservação. Por tudo isso, consideramos um dos melhores destinos para se brincar ao ar livre com as crianças na cidade. Sabe o que dá para fazer por lá? Balançar, apreciar a natureza, montar palavras, brincar no trepa trepa, brincar com os bichinhos do mar, ler ao ar livre.

A Praça é convidativa também para muitas outras atividades, como brincar de peão, de barangandão, de
corda, andar de bicicleta, brincar de pega-pega e soltar bolhas de sabão.

E o melhor: é de graça e fica aberta 24h por dia. Sem desculpas para não sair de casa com as crianças.

Foto: Duorama

:: Quer conhecer mais sobre a Floriano Peixoto? Veja o post completo AQUI.
:: Os 1º e 3º Encontros Na pracinha foram realizados nesta praça. 

………………………………………………………………………………………………………….

Parque Ursulina Andrade de Mello | Bairro Castelo


[Foto: Viviane Lacerda]

Um parque super arborizado, com cara de quintal de casa – ou de roça, frequentado por muitos leitores deste blog. Com 312 mil metros quadrados, possui várias nascentes, uma lagoa artificial e muitas espécies da Mata Atlântica. Segundo a PBH é uma das maiores áreas remanescentes de vegetação tropical da capital mineira. 

O maior atrativo do parque são os animais que encontramos durante o passeio: micos, tatus, cágados, pássaros, esquilos, patos, peixes e galos despertam a curiosidade da meninada. Além disso, há muitos espaços convidativos para um piquenique, desde mesinhas espalhadas sob árvores e uma área mais reservada que acabou de ser reformada <3

No parquinho de brinquedos, todos são de madeira, e encontramos escorregadores, balanços, gangorras e um cavalinho.

[Foto: Duorama]

:: Quer conhecer mais sobre o Ursulina Andrade de Mello? Veja o post completo AQUI.
:: A 3º Feira de Trocas e Piquenique foi realizada este ano no parque Ursulina Andrade de Mello.

………………………………………………………………………………………………………….

                          Parque do Universitário | Bairro Universitário

[Foto: Na pracinha]

Um parque pequeno, localizado entre os bairros Universitário e Dona Clara, e com brinquedos feitos de pneus, que também estão presentes também como mesinhas, lixeiras, vasos de plantas. Mas todos preparados de forma a não acumular água parada! Com 30 mil metros quadrados, o parque possui dois níveis, com áreas de contemplação, bancos de pneus, e uma pequena academia com equipamentos de madeira.

Arborizado, é uma ótima opção para um piquenique em família. O espaço é frequentado por moradores da região e durante a nossa visita, estava bem vazio.

Foto: [Na pracinha]

:: Quer conhecer mais sobre o parque do Universitário? Veja o post completo AQUI.

                        ………………………………………………………………………………………………………….

Parque Estrela Dalva | Bairro Estrela Dalva

Foto: [Na pracinha]

O Parque Estrela Dalva fica no bairro de mesmo nome e tem aproximadamente 12 mil m².
Possui uma arena fantástica logo na entrada, onde frequentemente são realizados espetáculos diversos. 

As crianças adoraram correr pelo imenso espaço e depois seguir caminhando por jardins repletos de borboletas e passagens “encantadas”, que são na realidade pequenos “túneis verdes” por onde atravessamos para alcançar outras áreas do parque.

Um dos atrativos mais apreciados pela garotada é o escorrega de papelão, em um espaço do parque coma inclinação perfeita :)

Foto: [Na pracinha]

  

Quer conhecer mais sobre o Parque Estrela Dalva? Veja o post completo AQUI.

                   ………………………………………………………………………………………………………….

Parque Rosinha Cadar | Bairro Santo Agostinho

[Foto: Duorama]
  

Um parque escondido no coração do bairro Santo Agostinho. Frequentado por famílias, seus cães e trabalhadores da região. Ganhou recentemente brinquedos novos :)

Novos brinquedos, academia da cidade, áreas de contemplação, mesas de jogos, cascata e peixinhos são alguns dos atrativos.

Como em outros parques, há algumas regras a serem seguidas em relação a bicicletas e skates, por exemplo. Por todo o espaço, há avisos para os donos dos cãezinhos recolherem as fezes, manterem a guia etc.

[Foto: Duorama]
  
:: O 18º Encontro Na pracinha foi realizado este ano no Parque Rosinha Cadar :)  

:: Quer conhecer mais sobre o Parque? Veja o post completo AQUI.

                      ………………………………………………………………………………………………………….

Parque Renato Azeredo | Bairro Palmares

[Foto: Patrícia de Sá]

O Parque Ecológico Renato Azeredo é mais uma opção para brincar em contato com a natureza. Fica no bairro Palmares em uma área de aproximadamente 92.000 m². O espaço é muito amplo, com várias opções para diversão dos pequenos.

Os atrativos são os brinquedos e a quadra para a criançada, que fica em uma área com areia e brita.

O parque conta ainda com aparelhos de ginástica (inclusive para a Melhor Idade), pista de caminhada e áreas de convivência.

O Parque foi um dos primeiros onde o Raul passeou :)

[Foto: Patrícia de Sá]
:: O 16º Encontro Na pracinha e o 2º Piquenique com Feria de Trocas foram realizados este ano no Parque Renato Azeredo :)  

:: Quer conhecer mais sobre o Parque? Veja o post completo AQUI.

                    ………………………………………………………………………………………………………….

Parque Aggeo Pio Sobrinho | Buritis

O Parque Aggeo Pio Sobrinho fica no Buritis e conta com área de lazer e esportes – são 600 mil metros quadrados. Segundo a Prefeitura de BH, é a segunda maior área verde da capital. Há ainda a presença de nascentes que formam o córrego Ponte Queimada. A criançada se diverte acompanhando o curso do córrego ;)

É um dos parques da capital mineira com mais opções de brinquedos para divertir a criançada – e também acaba de ganhar um brinquedão novinho em folha, com escorrega, balanço e gangorra – além de uma grande área livre para soltar pipa, bater uma bolinha, brincar de pique! Por isso, nos finais de semana, o parque está sempre cheio, com muitas famílias piqueniqueando ;)

[Foto: Duorama]

:: O 19º Encontro Na pracinha foi realizado este ano no Parque Aggeo Pio Sobrinho :)  

:: Quer conhecer mais sobre o Parque? Veja o post completo AQUI.