Com certeza todos os pais já ouviram bastante sobre a importância do café da manhã para toda a família, então, começando um ano novo, vamos reafirmar esse bom hábito e inseri-lo de vez em nosso dia a dia?O café da manhã é um dos desafios nutricionais da paternidade. Motivos: falta de tempo, horários diferentes (os filhos acordam e os pais já saíram para trabalhar, por exemplo) e pouco conhecimento de quem é responsável pela alimentação familiar. Aos poucos, essa refeição tão importante pode ser negligenciada.Por que fazer um bom café da manhã?

1. Melhora a aprendizagem, concentração e memória, ou seja, melhor rendimento escolar;
2. Diminuição da irritabilidade;
3. Desenvolvimento fisiológico saudável prevenindo patologias futuras;
4. Criação de bons hábitos alimentares que perduram por toda a vida.

Dicas para contornar as situações que dificultam esse processo:- falta de tempo: a família que possui pouco tempo pela manhã deve iniciar sua programação no dia anterior: escolher o que será servido e deixar pré preparado o que puder. Frutas picadas, porções separadas e alimentos com fácil acesso.- a família não consegue fazer o desjejum junto: orientar a pessoa responsável, inclusive deixar por escrito, antecipadamente, os alimentos a serem servidos a cada dia.- a criança não tem apetite pela manhã: isso pode ser comum. Não deixe de oferecer algo. Se a criança não consegue de imediato consumir um desjejum maior (leite, pão, queijo, fruta, por exemplo) comece oferecendo uma vitamina ou iogurte com frutas picadas.- dê o exemplo: se os pais conseguem estar presentes nesse momento, é imprescindível que façam o café da manhã como os filhos. Essa é a melhor oportunidade de educação alimentar que existe.
E o que servir?O café da manhã deve também seguir as recomendações das outras refeições: alimentos mais naturais e de vários grupos alimentares, de acordo com os hábitos da família. Veja alguns exemplos:- leite batido com fruta, pão de leite com queijo;- iogurte com fruta, pão de queijo;- banana da terra assada com canela, pão de forma com requeijão;- leite com chá, bolo de fubá;- vitamina de frutas com aveia;- suco de fruta, pão de sal com queijo;- suco de fruta, tapioca com queijo minas.Lembrando que a quantidade depende da fase de vida e também de cada criança particularmente. O café da manhã não deve atrapalhar as próximas refeições.Quer você opte por um café da manhã simples ou um mais elaborado, faça um esforço para ser sempre nutritivo.