Está difícil achar aquele tempinho para escovar os dentes? E a colaboração do filhote, está boa? Que tal reservar três minutos por dia para fazer aquela escovação bem caprichada? Você vai precisar apenas de duas coisas: um cronômetro de celular e o RAP dos dentinhos 😉

É bem simples:

1 :: Antes de iniciar, deixe à mão a sequência do RAP dos dentinhos, que vale a pena imprimir e colar no espelho.

2 :: Introduza a brincadeira com a primeira parte do RAP (não ligue ainda o cronômetro), enquanto coloca a pasta na escova, conforme a recomendação para a idade de seu filho
“Pouca pasta pra escovar
São três minutos vamos começar!”

3 :: Pegue o seu celular, acesse o relógio e, em seguida, o cronômetro (se quiser, cubra o aparelho com um plástico transparente para não correr o risco de molhar). Em geral, é divertido para a criança ver os números do cronômetro passando bem rapidamente.

4 :: Aperte o iniciar e comecem a escovar. O primeiro minuto deve ser usado para os dentes de cima. Podemos pausar o RAP para contar de um a oito, repetindo a cada conjunto de dentes:

“São oito vezes em cada lugar, 
de cima para baixo vamos lá, (aqui, conta-se: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8; repetindo a cada conjunto de dentes).
Do lado de fora e por dentro também 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8…
E onde mastigamos, é o vai e vem 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8…”

Se já fez a técnica toda para os dentes de cima e sobrou tempo, volte e capriche um pouquinho mais, até entrar no segundo minuto.

5 :: Agora sim, entraremos no segundo minuto para limparmos os dentes de baixo e caprichar no finalzinho como fizemos para os de cima.

“São oito vezes em cada lugar,
de baixo para cima vamos lá: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8…
Do lado de fora e por dentro também: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8…
E onde mastigamos é o vai e vem: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8…”


6 :: O terceiro minuto será utilizado para o fio dental e a escovação da língua.

“Língua de fora pra escovar
Ela bem limpa vai ficar
E para o sorriso ficar total
Vamos chamar o fio dental”

No caso da criança fazer a própria escovação (o que procede dependendo da idade e da coordenação motora), acrescente-se ainda o seguinte versinho, dentro do terceiro minuto:

Agora um adulto pra completar
Boca bem grande pra ajudar

  

Prontinho, passaram-se três minutos e os dentes já estão brilhando!

Uma boa escovação de 24 em 24 horas, aliada ao controle na alimentação, na qualidade e frequência, vai ajudar seu filho a integrar a geração zero cárie. Lembrando que a escovação principal foi feita, mas as outras não podem ser esquecidas, mesmo que não consigam ser feitas com tanto esmero.

Em matéria de higiene bucal, já apresentamos aqui outras sugestões utilizando a medida de tempo, entre elas o Ginger Falante e a ampulheta. Vale também o cronômetro da cozinha ou do relógio do papai 😉

Aproveite a sugestão e tenha bons momentos interativos com brilhantes resultados 🙂