O filho nasce, o filho cresce, e as roupas que se perdem? Muitas famílias guardam para o/a irmão/irmã, outras doam, outras repassam para parentes e amigos, e muitas vendem no brechó!
Sim, tem brechó também para roupas de crianças. E não é roupa velha que a gente encontra por lá não, viu? Tem muita coisa legal e com um preço bem em conta. Isso vale também para móveis, enxoval e até mesmo brinquedos, que são deixados de lado quando as crianças passam a se interessar por objetos diferentes.

Dependendo da idade, as peças são usadas pouquíssimas vezes, por isso, encontramos muitas em ótimo estado e com preço reduzido, a família economiza bastante! Comprar em brechó também é interessante por serem peças únicas, de boas marcas nacionais e importadas, além de acessórios diferenciados. Recorrer a este tipo de loja também é legal quando precisamos de uma roupa para uma ocasião específica, como uma viagem – encontramos opções de roupas de inverno, por exemplo, que poderão ser usadas e depois revendidas.

Em BH temos opções de brechó infantil com loja física ou virtual. Se você faz questão de ver e tocar a peça, opte por uma loja física. Há alguns brechós virtuais que têm o escritório para os clientes que preferem a visita. Porém, a maior vantagem do brechó virtual é a facilidade e comodidade da compra. Além de comprar, você também pode vender as roupas e apetrechos do filhote. Lembrando-se sempre do bom estado de conservação. Alguns brechós compram diretamente e outros ficam com a peça em consignação, cada loja cobra uma taxa por essa negociação. Nos brechós virtuais, a dinâmica é similar, mas você escolhe o valor de venda e o site fica com uma comissão que gira em torno de 20%.

É comum, durante a primeira visita a um brechó, o cliente ficar receoso. Por isso, compartilhamos algumas dicas para facilitar a sua compra:

. Observe a limpeza do lugar e dos produtos. Os bons brechós não têm produtos sujos e manchados.
 Se for loja física, leve a criança para experimentar a peça, desta forma, você evita o desgate de não ter servido.
Avalie a peça com cuidado. Manchas são difíceis de serem retiradas, e dependendo do defeito, a revenda da peça fica comprometida. Teste fechos e zíperes.
No caso de acessórios, avalie ferrugem, conforto, fechos e o cheiro.
No caso da loja virtual- ou do grupo de desapego virtual, é importante usar a tabela de medidas para avaliar o tamanho do seu filhote. Dê preferência por tamanhos maiores para aproveitar mais ;)
Priorize também a segurança no caso das negociações virtuais, avalie as recomendações da loja e o processo de pagamento. As roupas são enviadas pelos correios com frete a combinar.

Brechó é um verdadeiro achado da maternidade! Para esclarecer algumas dúvidas comuns, pedimos algumas dicas para a Chris Rocha, proprietária do Tudo Novo de Novo.

O que observar para considerar se a peça está em bom estado para ser vendida ou comprada no brechó?

As peças devem estar em perfeito estado de uso, sem manchas, sem bolinhas rasgadas, faltando botões, com ziper funcionando e limpas!

Quais itens geralmente têm boa saída?

Roupas de boas marcas, itens de enxoval, carrinhos e cadeiras de carro.Quais itens não têm tanta saída? 

Jogos de berço, lençóis, toalhas…


Quais são as preocupações em relação à higienização dos produtos?

As peças devem estar limpas, mas não fazemos higienizações porque certamente as mães que compram lavam novamente as peças em casa, sendo elas novas ou usadas.

Em relação aos brinquedos, há alguma exigência específica como caixa ou manual de instrução? Não necessariamente. Melhor se tiverem, mas se estiverem completos e com tudo funcionando já são bem-vindos!

Fica a dica: Comprar roupas de segunda mão faz parte do consumo consciente e incentiva seu filho neste aprendizado.

Para quem está em busca de brechó para roupas, acessórios, artigos de enxoval e brinquedos, veja algumas sugestões:
{clique no nome – quando em destaque – para acessar o site ou fan page}

:: Bebê Fashion
Rua Ceará, 1222 – Funcionários
(31) 3243-8865
:: BB On-line
R. Aimorés, 462, sl 506 – Funcionários
(31) 2555 2111
:: Brechó do Bebê
R. Jacui, 2300 – Nova Floresta
(31) 2526 0901
:: Brechó Kids
 R. Irlanda,125 – Itapoã
Av. Isabel Bueno, 1252 – Jaraguá
:: Brechozinho
R. Romualdo Lopes Cançado, 142 lj 16 – Castelo
(31) 2527 2870:: Cresci
R. Felipe dos Santos, 568 – Lourdes
(31)9114-6518 e (31) 9209-1486

:: Joaninha Brechó Infantil
R. Leonil Prata, 814 – Alípio de Melo
(31) 3504 2129

R. Tomé de Souza, galeria 810, lj 7 – Savassi
:: Pimpolhitos Brechó Infantil
R. Belmiro Braga, 1255 A – Caiçara

(31) 3318 8907

:: Sonho de Bebê
R. Pouso Alegre, 2060 lj 01

(31) 3504 9280

R. Paulo Simoni, 123 – Santo Antônio

(31) 8484 1012 | 3653 0559

Na internet (sites e grupos virtuais)
A lista acima não representa indicações do Na pracinha. Trata-se apenas de opções de lojas em Belo Horizonte.
UPDATE: atualizado em Dezembro/16
Primeira publicação: jun/13