Passar um período do dia com as crianças em um museu curtindo uma programação interativa, interessante e totalmente voltada para os pequenos já é possível em nossa cidade. O Museu MM Gerdau – das Minas e do Metal, que faz parte do Circuito Cultural Liberdade (confira aqui nossa cobertura) recebe a curadoria da Aldeia Jabuticaba para promover no último sábado de todo mês uma tarde divertida. 
Mas, criança em museu? Sim! Levar os pequenos contribui para a formação de um olhar atento ao mundo e potencializa o repertório cultural deles. Museu é um espaço para aprendizagem, e pode ser um passeio muito prazeroso, tornando-se um hábito na vida adulta, se reconhecermos que a visita é feita com crianças, que precisamos respeitar o tempo delas, e se transmitirmos a informação de uma forma interessante, promovendo a interação com o ambiente. Por isso, iniciativas voltadas para eles são muito valorizadas pela gente. 

No último sábado do mês de março fomos brincar por lá e as crianças adoraram. Este mês, o espaço recebe a Exposição Multimídia O Que Queremos para o Mundo?, que oferece uma experiência artística e sensorial às crianças e suas famílias. Em cubos mágicos gigantes,  a meninada pode experimentar, brincar e criar universos próprios com muita arte e tecnologia. A intenção é potencializar a sensibilidade e a imaginação das crianças e proporcionar uma experiência artística para expressão individual e colaborativa.

A tarde do mês passado foi relacionada a essa temática e contou com uma intervenção sensorial super bacana, uma cama de gato desafiadora para os pequenos, oficina de pau de chuva e contação de histórias com a Pé de Moleque. Atividades e brincadeiras estruturadas conceitualmente e ludicamente para as crianças brincarem e aprenderem também. 
Neste mês, as atividades terão relação com o Dia Mundial do Livro e alinhadas a proposta da exposição.  
Além de ser um passeio cultural enriquecedor, ainda podemos brindar o finalzinho da tarde com uma volta na Praça da Liberdade <3 Quer destino melhor para um sábado em familia? 

Preparativos para oficina

Pau de chuva com material reciclado <3

Intervenção para explorar :)

Aprendendo sobre os mineirais

Brincadeira sensorial – olfato

Brincadeira sensorial – tato

Explorando

Descobrindo

Sentindo

Bebê curtiu demais brincar com os sentidos

<3

Super desafio

O que mais gostamos por lá:
:: as atividades promovidas são criativas, interativas e divertidas
:: o tempo de execução das oficinas e contação de histórias
:: a possibilidade de participação ativa dos pais no brincar

Fotos: Bruna Lamas