E a Caça à Flora continua. Desta vez, o desafio é encontrar a Ave do Paraíso – ou Strelitzia reginae.
Trata-se de uma planta com flor colorida, cujo formato lembra uma curiosa ave.

Dizem que o nome Strelitzia foi escolhido em homenagem à rainha Charlotte Sophia, duquesa de Mecklenburg Strelitz e esposa do rei George III, da Inglaterra. Nos jardins, a strelitzia faz muito sucesso, colorindo o ambiente.

As flores são um verdadeiro trabalho artístico da natureza, com colorações que variam do vermelho ao azul-violeta. As seis pétalas das flores formam dois grupos de três: as externas são alaranjadas e as três mais internas possuem o formato de uma flecha, apresentando o tom de azul.

O resultado é um efeito exótico e extremamente belo, que tem como objetivo atrair agentes polinizadores. E lá estão eles, os beija-flores, visitantes frequentes, em busca do néctar da Ave do Paraíso.

Em BH, a Strelitzia é facilmente encontrada no Parque das Águas (Parque Roberto Burle Marx), você sabia? Como no próximo domingo teremos um Piquenique Musical no espaço, que tal procurar com a meninada a espécie?

Mas também há outros parques que contam com a Ave do Paraíso em seus jardins: Jacques Cousteau (bairro Betânia), Municipal (Centro) e Rosinha Cadar (Santo Agostinho).

Vamos participar com a gente dessa aventura? Mostre aos pequenos a imagem da Ave do Paraíso e que inicie a exploração! Esperamos notícias dos aventureiros 🙂