Começamos o tempo frio e com ele vem a vontade de consumir alimentos quentes: uma sopinha no jantar vai muito bem! Mas para a sopa conseguir substituir a refeição mantendo o fornecimento de nutrientes necessários, ela deve conter grupos de alimentos na medida certa.

Como preparar uma sopa saudável, equilibrada em nutrientes e muito saborosa? Veja aqui como “construir” sua sopa.


Vamos utilizar:
:: Ingrediente de cereais e/ou tubérculos: arroz, macarrão, mandioca, batata, baroa, batata, doce, inhame, cará;
:: Ingrediente de carnes e/ou leguminosas: frango, boi, ovo, feijão, soja, lentilha, peixe;
:: Ingrediente de vegetais e folhosos: abóbora, cenoura, couve, espinafre, chuchu, abobrinha, vagem, brócolis, couve flor, almeirão, etc;
:: Temperinhos naturais: salsa, cebolinha, alecrim, manjericão, cebola, alho, cebola roxa, açafrão e muitos outros;
:: Óleo vegetal ou azeite;
:: Mínimo de sal.

É interessante colocar também:

:: um ingrediente do grupo dos cereais
:: um ou dois ingredientes do grupo das carnes
:: no mínimo 02 vegetais 
:: pelo menos um folhoso
Quanto mais variedade melhor!

Dicas:

:: A textura pode variar: desde textura creme (bater no mixer ou liquidificador), até com pedacinhos. A sopa em pedacinhos estimula a mastigação e a diferenciação de sabores. Evite fazer a sopa “aguada” demais, pois assim ela terá menos nutrientes.
:: A sopa pode ser congelada para ser utilizada em outro dia.
:: Evite colocar embutidos (salsicha, bacon, linguiça), temperos industrializados e gorduras em excesso (requeijão, creme de leite, manteiga, por exemplo).
:: Fazer com um mínimo de óleo e, depois de pronta, regar com um pouquinho de azeite.
:: Existem também outros ingredientes que podem ser utilizados para enriquecer sua sopa: quinoa, aveia, canjiquinha  etc.
:: Deixe para colocar o sal por último (apenas tempere a carne). Dependendo do tempero utilizado, o sal nem será necessário!

Alguns exemplos de combinações:

:: Batata, cenoura, vagem, file de frango desfiado e couve picadinha
:: Macarrão, abóbora, beterraba, feijão e espinafre (pode colocar carne também)
:: Baroa, cenoura, chuchu, brócolis picadinho e músculo desfiado
:: Mandioca, abóbora, abobrinha, couve e filé de tilápia

Uma delícia, nutritiva e que alimenta! Para toda a família.