Patrícia de Sá

Nesta pracinha sempre incentivamos o contato das crianças com a arte. Somos super a favor de levar a meninada para os museus, exposições, mostras, afinal, a arte transmite a sensação de que nada será como antes. Cada leitura singular influencia no repertório, por isto, quanto mais cedo a criança for inserida no contexto artístico cultural, mais ideias, opiniões e fantasias ela terá.
Aproximar as crianças da arte é incentivá-las a adentrar em um mundo de descobertas e nos surpreendemos com suas interpretações, considerando a ludicidade e a fantasia de suas percepções. O passeio, acompanhado pelos pequenos, nos permite remodelar nossas impressões à primeira vista. Podemos nos encantar com o encantamento das crianças, não é mesmo? 
A arte diverte, emociona, inspira. Conviver com arte permite que seu filho interaja coletivamente, experiencie novas opiniões, expresse suas ideias, concentre-se e fantasie. A arte humaniza. Uma pesquisa do museu Isabella Stewart Gardner, de Boston (EUA), feita com 250 crianças de 3 a 5 anos, apontou que o contato com as artes desenvolve o pensamento crítico e ajuda no aprendizado.

Apresente a arte para seus filhos

Como incentivar a criança? 

Comece a apresentar o mundo das artes ainda em casa, mostre as formas do objeto, a beleza da fotografia, as cores de uma gravura no livro, as melodias. Faça uma tarde de arte, com pintura e desenho livre, por exemplo. Conte uma história de forma teatral, os livros nos emocionam com as palavras e com a estética. Cante e dance as músicas de sua infância. 

Como conduzir a visita? 

A criança é um ser sensorial, com grande necessidade de exploração tátil.
Sempre que possível, priorize

Colocando a criatividade em prática

exposições interativas, em que tocar, experienciar os objetos e artefatos seja permitido. Mas, não dispense os demais passeios. É muito importante também explicar para as crianças sobre regras, afinal, alguns padrões de comportamento serão exigidos na idade adulta.

:: Converse com a criança sobre as orientações para as visitas. Se a criança quiser correr pelos corredores, gritar ou cantar mais alto, explique os motivos da inadequação. Se não for permitido tocar nos objetos, aproveite para explicar sobre a importância histórica da peça, seu valor financeiro, afetivo etc.

:: Procure se informar sobre a temática do programa cultural e o portfólio do artista;


::Se a criança se assustar com os barulhos ou com o escuro, tente distraí-la. Se o choro não cessar, saia por alguns minutos. Se ela não quiser voltar, não insista, retorne uma outra vez;

:: Busque um horário que seja confortável para a criança, em que ela não esteja cansada, por exemplo;

:: Explore a imaginação de seu filho, deixe que ele explique a sua leitura sobre a obra, ou peça;


:: Repense a visita ao museu pela ótica da criança, o que seria interessante para ela?

:: Mantenha lúdico e interativo, sempre;

:: Procure saber mais informações sobre o programa educativo do museu e participar das atividades;

:: Acompanhe as visitas guiadas.

O importante é permitir que a criança tenha uma experiência lúdica e interativa que contribua com a visão e percepção sobre a sua construção do mundo. Aproveite exposições gratuitas, visite museus, cultive o hábito. Experimente!

Patrícia de Sá