As memórias mais felizes das nossas infâncias remetem ao brincar em família e junto à natureza. Possivelmente, as suas também. Brincadeiras, sorrisos, descobertas, toques e sensações eram o repertório diário dos nossos dias, não é mesmo?

Hoje, falamos de uma infância confinada, de transtorno do déficit de natureza, nas palavras do especialista Richard Louv,  com crianças se desconectando do ambiente natural e de suas próprias famílias, por isso, a oportunidade de se curtir dias de descanso em conjunto, redescobrindo a nossa terra, vivenciando novas sensações, é uma oportunidade ímpar. E foi uma experiência como essa que curtimos no início do mês passado, ao passear pelo  Rio Quente Resorts {saiba mais aqui}.

Encravado ao pé da Serra de Caldas, que faz parte do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, a natureza do cerrado se faz presente por todos os lados Rio Quente Resorts, literalmente. Essa exuberância toda, mereceu um post especial, afinal, durante todos os nossos passeios, caminhamos entre jardins, trilhas, bosques, nadamos no rio, conhecemos animais que habitam a região, um intenso e privilegiado contato com a natureza.

Estudos comprovam que brincar na natureza promove uma série de benefícios às crianças, tais como estimula os sentidos e o aprendizado, incentiva a atividade física, que são ganhos diretos à saúde. Além disso, desperta nas crianças o senso de preservação do ambiente natural, permite que exercitem a criatividade brincando com elementos não estruturados e criando as suas próprias brincadeiras. O brincar permite o desenvolvimento integral da criança: físico, intelectual, emocional e social.

Nossos dias foram de muito brincar livre, espontâneo e também mediado, com a nossa participação efetiva, nos divertimos em família. Teve muita corrida, pulo, desafios aos limites.

Brincar ao ar livre e junto à natureza é muito prazeroso e bem simples, e nós, adultos, podemos – e devemos – curtir juntos. Compartilhamos algumas brincadeiras que fizemos com as crianças pelos Jardins de Burle Marx, Parque das Fontes e Hot Park. Inspire-se e brinque muito!

Exploradores da Natureza

Brincamos de exploradores e criamos uma expedição para conhecer mais sobre as tantas espécies diferentes que encontramos pelos jardins e bosques. Folhas, folhagens, flores, sementes, caules, o meio natural causa muita curiosidade, a partir de um elemento imaginamos um mundaréu de possibilidades.

Hora de procurar elementos naturais para a coleção
O natural causa curiosidade: “uau, que folhas grandes!”

 

“Mãe, por que a cor do Rio é essa?”

As árvores típicas do cerrado são identificadas pelo Parque – uma ótima forma de se aprender vivenciando

Mais uma

Imagens do céu e da natureza

Você já olhou o céu hoje? Percebeu a imensidão azul dos céus invernais? Já brincou de imaginar o que cada nuvem pode representar? Contemplar, desacelerar, aproveitar o momento, curtir a companhia da família, delícia!

 

Contemplando e imaginando!
A vista para a serra  – vale uma pausa, não é mesmo?

Estimulando os sentidos

Nadar no rio, pisar nas pedrinhas, sentir a água quentinha, aproveitar as quedas d’água, muitos sentidos foram explorados nas piscinas naturais. Colecionamos pedrinhas, brincamos com terra e água, sentimos a variação de temperatura, tudo transformado em uma grande brincadeira.

No Parque das Fontes é possível observar o Rio Quente por vários ângulos
As piscinas naturais foram uma experiência multi sensorial para toda a família

Vivenciando os sonhos

“Eu quero ser doutora de animais”. A Sarinha já chegou ao aeroporto anunciando o seu desejo para todos nós. Foi muito legal promover na viagem a oportunidade para ela vivenciar de perto algo que ela curte tanto. Quando as crianças convivem com os animais, aprendem sobre seus hábitos e habitat, entendem sobre a necessidade de protegê-los. E tudo isto pode ser feito brincando.

Mergulhar pertinho dos peixes – uma memória afetiva que a Sarinha ganhou <3
A cara de satisfação de quem já sonha em ser médica de animais

 

Conhecendo os animais, as crianças aprendem a respeitá-los <3
Contação de histórias
 
Que tal criar uma história com a ajuda das crianças a partir do cenário em que estejam? O rio pode ser o personagem, ou quem sabe alguém que mora no bosque? Vale dar asas à imaginação e curtir a brincadeira.

 

Sentar às margens do rio e ouvir histórias sobre a natureza, uma brincadeira muito legal!
Bosques por todos os lados e a oportunidade de contar muitas histórias

…………………………………………………………………………………………………………….

Promoção Na pracinha:
Promoção 40% de desconto para a compra de até 5 ingressos por CPF para o Hot Park, válida de 01/02/2017 a 10/01/2018. Para obter o desconto utilize o código promocional NAPR2017. O desconto não é acumulativo com outros descontos e promoções. Compras e informações: www.hotpark.com ou em uma das lojas oficiais do Hot Park. Lazeres opcionais não inclusos no ingresso e na promoção. Às quintas-feiras o Hot Park está fechado para manutenção.​
O Na pracinha viajou a convite do Rio Quente Resorts.