Algumas dicas para auxiliar os pais no dia a dia com sua
família – uma delas pode ser a sua:


1) Posso dar açaí para meu filho?
O açaí é uma fruta muito rica em nutrientes e possui um tipo de gordura vegetal também. Ele pode ser oferecido sim, mas normalmente, quando compramos o açaí, ele vem acrescentado de xarope de guaraná, que não é recomendável em excesso e deve ser consumido esporadicamente. Se puder optar, peça para trocar o xarope por mel e frutas.




2) Por que o “arroz e feijão” é considerado uma combinação muito nutritiva?
O arroz possui certos tipos de micronutrientes que só são absorvidos (aproveitados pelo organismo) se estão em conjunto com outros micronutrientes, presentes no feijão. Se estiverem separados, eles não absorvem bem. Esses micronutrientes são muito importantes e necessários. Além disso, o arroz com feijão possui fibras, ferro, energia e outros nutrientes. É indicado para a família toda.

3) O que é melhor: atum no óleo ou na água?
O atum pode estar contaminado com mercúrio, um metal que em excesso, pode se depositar em nosso cérebro e é precursor de algumas doenças. Quando na água, o mercúrio fica no atum. Porém, se o alimento estiver no óleo, o mercúrio se concentra nele. Então, mesmo sendo mais calórico, é interessante preferir o atum no óleo – descartando, antes de consumi-lo, todo o óleo da lata.

4) Posso oferecer leite fermentado?
Eles possuem probióticos que ajudam a regular a microbiota intestinal (melhoram a absorção de nutrientes, previne doenças e ajudam a regular o movimento do intestino) e isso é muito favorável. No entanto, também possuem muito açúcar….devem então ser consumidos com moderação, principalmente se a alimentação da criança já possui muita fonte de açúcar (achocolatados, biscoitos, bolos etc). E só devem ser oferecidos para crianças acima de dois anos de idade.